• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-23102008-141059
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Amorim Lavieri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Correa, Hamilton Luiz (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Proença, Maria Cristina de Araujo
Título em português
Sistemas de avaliação de desempenho aplicados em redes de franquias
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho
Franquia
Sistema de franquias
Varejo
Resumo em português
Este trabalho consiste em um estudo realizado com franqueadores e masterfranqueados, e foca o sistema de avaliação aplicado em unidades franqueadas no Brasil. Por meio de um questionário auto-administrado, 63 franqueadores forneceram informações sobre o processo de avaliação realizado. Descreveram-se e se consideraram os sistemas de avaliação dos franqueadores em relação aos modelos teóricos. Encontraram-se evidências de a complexidade do processo de avaliação relacionar-se à definição de objetivos para os franqueados e de seu acompanhamento pelos franqueadores. Além disso, a análise dos dados revelou que não há clareza para uma parcela dos franqueadores sobre como realizar as avaliações, dentro de um processo de parceria. Além disso, verificaram-se os aspectos que mais facilitam e mais dificultam essas avaliações, bem como a influência de características como o tamanho da rede, a forma de remuneração do franqueador (royalty ou taxa fixa) e a idade da rede, no sistema de avaliação.
Título em inglês
Performance measurement system applied to franchise
Palavras-chave em inglês
Franchise
Franchising
Performance measurement
Retail
Resumo em inglês
This study was conducted with franchisors and master-franchisees focusing performance measurement system applied at franchisee units. Through a survey research, 63 franchisors provided information about the evaluation process carried out. The franchisors performance measurement systems were described and considered in comparison to theoretical models. Data analysis indicates that evaluation process complexity is associated with franchisees objectives definition and its development following by the franchisors. Besides this, the results suggest that the evaluation process in a partnership relation is not clear for some of the franchisors. This research has determined the aspects which make the evaluation easier or more difficult, as well as the influence of size, remuneration form, and age in this process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CarlosLavieri.pdf (3.04 Mbytes)
Data de Publicação
2008-11-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.