• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-23102008-140246
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Caruso Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Eboli, Marisa Pereira (Presidente)
Dutra, Joel Souza
Tonelli, Maria Jose
Título em português
A influência do sistema de educação corporativa no desenvolvimento das competências no programa trainee: um estudo de caso em uma organização do setor químico
Palavras-chave em português
Competência profissional
Educação corporativa
Trainee
Universidade corporativa
Resumo em português
Esse estudo se propõe a analisar a relação entre dois processos estratégicos de Gestão de Pessoas Sistema de Educação Corporativa e Programa Trainee em uma organização de reconhecida reputação na gestão de suas pessoas. Definiram-se os seguintes objetivos: i) verificar os objetivos do Programa Trainee; ii) identificar, descrever e analisar as ações de desenvolvimento formais e não-formais propostas pelo Sistema de Educação Corporativa ao Programa Trainee conforme os Sete Princípios de Sucesso definidos por Eboli (2004a); e iii) verificar a relação percebida entre as ações do Programa Trainee e as competências requeridas nos Trainees. Trata-se de pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método de estudo de caso único, exploratório e descritivo, em uma organização do setor químico. Foram coletados dados primários por meio de entrevistas semi-estruturadas, orientadas por um roteiro, com gestores do Sistema de Educação Corporativa, gestores das áreas de negócio, e Trainees do Programa Trainee 2007 da organização. Os resultados evidenciaram a influência do Sistema de Educação Corporativa no desenvolvimento das competências requeridas nos Trainees pelo favorecimento da socialização do Trainee ao ambiente organizacional, pois possibilita o conhecimento amplo do negócio pela aprendizagem prática e conceitual que agregam valor ao patrimônio de conhecimentos e saberes da pessoa que podem ser mobilizados em favor do alcance dos objetivos estratégicos do negócio, ainda que cada pessoa perceba a influência das ações de formas diferentes
Título em inglês
The corporate education system influence on the competencies' development at the trainee program: a case study in a chemical organization.
Palavras-chave em inglês
Corporate education
Corporate univesity
Profesional competency
Trainee
Resumo em inglês
This study aims to analyze the links between two strategic Human Resources processes Corporate Education System and Trainee Program in a well-recognized organization due to its people management policies e practices. The following objectives were raised: i) verify the Trainee Program objectives; ii) identify, describe and analyze the formal and non-formal development actions proposed by the Corporate Education System to the Trainee Program regarding the seven principles of success defined by Eboli (2004a); and iii) verify the perceived relation between the actions proposed to the Trainee Program and the competencies required on the Trainees. This study is based on a qualitative research, where a single case study approach was used, exploratory and descriptive, in a chemical organization. Primary data was gathered by semi-structured interviews, guided by a script, applied in Corporate Education System and business areas managers and Trainees from the 2007 Trainee Program. The results made evident the Corporate Education System influence on the required Trainees competencies development through the enunciation of the Trainee socialization to the organization due to the wide organization awareness by conceptual and experiential learning which aggregate value to the persons knowledge endowment that can be used in order to achieve business strategic objectives, even tough each person understands the development actions influence in a different way.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-10-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.