• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-23102008-140246
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Caruso Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Eboli, Marisa Pereira (Presidente)
Dutra, Joel Souza
Tonelli, Maria Jose
Título en portugués
A influência do sistema de educação corporativa no desenvolvimento das competências no programa trainee: um estudo de caso em uma organização do setor químico
Palabras clave en portugués
Competência profissional
Educação corporativa
Trainee
Universidade corporativa
Resumen en portugués
Esse estudo se propõe a analisar a relação entre dois processos estratégicos de Gestão de Pessoas Sistema de Educação Corporativa e Programa Trainee em uma organização de reconhecida reputação na gestão de suas pessoas. Definiram-se os seguintes objetivos: i) verificar os objetivos do Programa Trainee; ii) identificar, descrever e analisar as ações de desenvolvimento formais e não-formais propostas pelo Sistema de Educação Corporativa ao Programa Trainee conforme os Sete Princípios de Sucesso definidos por Eboli (2004a); e iii) verificar a relação percebida entre as ações do Programa Trainee e as competências requeridas nos Trainees. Trata-se de pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método de estudo de caso único, exploratório e descritivo, em uma organização do setor químico. Foram coletados dados primários por meio de entrevistas semi-estruturadas, orientadas por um roteiro, com gestores do Sistema de Educação Corporativa, gestores das áreas de negócio, e Trainees do Programa Trainee 2007 da organização. Os resultados evidenciaram a influência do Sistema de Educação Corporativa no desenvolvimento das competências requeridas nos Trainees pelo favorecimento da socialização do Trainee ao ambiente organizacional, pois possibilita o conhecimento amplo do negócio pela aprendizagem prática e conceitual que agregam valor ao patrimônio de conhecimentos e saberes da pessoa que podem ser mobilizados em favor do alcance dos objetivos estratégicos do negócio, ainda que cada pessoa perceba a influência das ações de formas diferentes
Título en inglés
The corporate education system influence on the competencies' development at the trainee program: a case study in a chemical organization.
Palabras clave en inglés
Corporate education
Corporate univesity
Profesional competency
Trainee
Resumen en inglés
This study aims to analyze the links between two strategic Human Resources processes Corporate Education System and Trainee Program in a well-recognized organization due to its people management policies e practices. The following objectives were raised: i) verify the Trainee Program objectives; ii) identify, describe and analyze the formal and non-formal development actions proposed by the Corporate Education System to the Trainee Program regarding the seven principles of success defined by Eboli (2004a); and iii) verify the perceived relation between the actions proposed to the Trainee Program and the competencies required on the Trainees. This study is based on a qualitative research, where a single case study approach was used, exploratory and descriptive, in a chemical organization. Primary data was gathered by semi-structured interviews, guided by a script, applied in Corporate Education System and business areas managers and Trainees from the 2007 Trainee Program. The results made evident the Corporate Education System influence on the required Trainees competencies development through the enunciation of the Trainee socialization to the organization due to the wide organization awareness by conceptual and experiential learning which aggregate value to the persons knowledge endowment that can be used in order to achieve business strategic objectives, even tough each person understands the development actions influence in a different way.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.