• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2019.tde-23082019-125400
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Borba Salvador
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Ikeda, Ana Akemi (Président)
Crescitelli, Edson
Sastre, Priscila Tereza De Nadai
Serralvo, Francisco Antonio
Titre en portugais
Fatores contribuintes para o desempenho do docente de marketing: um estudo na pós-graduação lato sensu
Mots-clés en portugais
Educação continuada
Ensino e aprendizagem
Marketing
Resumé en portugais
Desde o início da década de 1980, pesquisadores defendem que as escolas de negócios precisariam preencher as lacunas em relação às necessidades dos estudantes executivos, profissionais que buscam educação continuada. Com as mudanças do ambiente de negócios, facilidade de acesso à informação e evolução das técnicas didáticas, o papel do professor tem passado por importantes mudanças, deixando de ser o de fornecedor do conteúdo para se tornar o de um curador de conteúdos e facilitador do processo de aprendizagem. Com as alterações no ambiente de marketing, o crescimento da preocupação com a aplicabilidade prática, a valorização do discurso sobre a adoção de novas metodologias de ensino-aprendizagem, o aparecimento de novas alternativas de educação continuada e os questionamentos sobre a adequação de professores de cursos de pós-graduação lato sensu, torna-se fundamental aprender com os docentes que se destacam pelo desempenho em um cenário desafiador de ensino e aprendizagem. Este projeto defende a tese que diferentes fatores, além dos técnicos e didáticos, influenciam o desempenho profissional do docente e tem como objetivo principal propor um modelo conceitual de organização do conhecimento, identificando, compreendendo e mapeando as contribuições dos diferentes fatores no desempenho dos docentes em cursos de pós-graduação lato sensu de Marketing. Este estudo se justifica pelo aumento do interesse nas recentes mudanças em ensino e aprendizagem para adultos, pela crescente demanda dos cursos de pós-graduação lato sensu em Marketing, pelas mudanças do ambiente de marketing e pela relevância do papel dos docentes na transformação da educação. Este trabalho pode ser classificado como um estudo exploratório, qualitativo, com uso de estudo de casos múltiplos. O estudo de caso será composto de análise documental de dados secundários e entrevistas em profundidade. O modelo proposto sugere que o desempenho docente é decorrente da prática docente, esta sim influenciada pelo conhecimento técnico, formação didática e fatores pessoais e viabilizada pela atuação e respaldo da escola. A prática docente é influenciada pelo conhecimento técnico que o professor aprendeu em sala de aula como aluno, na prática de marketing e com a atividade de pesquisa e pela capacidade de crítica, de generalização e de exemplificação desenvolvida na pós-graduação stricto sensu. É influenciada também por sua formação didática, adquirida em treinamentos formais, com a inspiração de professores-referência durante sua vivência como estudante e com a aprendizagem na prática. Ainda, recebe influência de sua história de vida, de seus valores, atitudes e motivações
Titre en anglais
Contributing factors for marketing teaching performance: a lato sensu posgraduation study
Mots-clés en anglais
Longlife learning
Marketing
Teaching and learning
Resumé en anglais
Since the early 1980s, researchers have argued that business schools would need to fill the gaps with the needs of executive students, professionals seeking continuing education. With the changes of the business environment, ease of access to information and evolution of teaching techniques, the role of the teacher has undergone important changes, from being the supplier of content to becoming a content curator and facilitator of the process of learning. With the changes in the marketing environment, the growing concern about practical applicability, the appreciation of the discourse about the adoption of new teaching-learning methodologies, the emergence of new alternatives for continuing education and the questioning about the adequacy of course teachers of lato sensu graduate, it becomes fundamental to learn from the teachers who stand out for their performance in a challenging teaching and learning scenario. This research defends the thesis that important factors, in addition to the technical and didactic factors, influence the professional performance of the teacher and its main objective is to propose a conceptual model of knowledge organization, identifying, understanding and mapping the contributions of different factors in the performance of faculty in lato sensu postgraduate courses in Marketing. This study is justified by the increased interest in recent changes in teaching and learning for adults, the growing demand for lato sensu graduate courses in Marketing, the changes in the marketing environment and the relevance of the role of teachers in the transformation of education. This work can be classified as an exploratory, qualitative study using multiple case studies. The case study will be composed of documentary analysis of secondary data and in-depth interviews. The proposed model suggests that the teaching performance is due to the teaching practice, which is influenced by the technical knowledge, didactic training and personal factors and made possible by the performance and support of the school. The teaching practice is influenced by the technical knowledge that the teacher has learned in the classroom as a student, in the marketing practice and with the research activity, and by the capacity for criticism, generalization and exemplification developed in stricto sensu graduate studies. She is also influenced by her didactic training, acquired in formal training, with the inspiration of reference teachers during her experience as a student and with learning in practice. Still, it receives influence from its life history, its values, attitudes and motivations
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-08-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.