• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2006.tde-23082006-082335
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Mammini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (Presidente)
Bruno, Marcos Alberto Castelhano
Fischmann, Adalberto Americo
Polo, Edison Fernandes
Zilber, Silvia Novaes
Título em português
A relação entre estratégia e estrutura no varejo
Palavras-chave em português
estratégia
estrutura
organização
Resumo em português
O principal objetivo deste trabalho é analisar a estratégia como condicionante da estrutura organizacional. Visando confirmar os estudos teóricos, aplica-se uma pesquisa comparativa em seis cadeias de lojas de mesmo setor. Os dados são coletados através de questionários e entrevistas estruturadas, visando comparar as diferenças estratégicas e estruturais entre as cadeias de lojas. O interesse por este estudo surgiu no decorrer de alguns anos de atividade docente em cursos de Administração e do estudo de casos de organizações. Avaliando as diferenças entre as estruturas das empresas analisadas, buscaram-se as possíveis relações entre estratégia e estrutura, determinando seu grau de influência. A influência da estratégia genérica sobre a estrutura organizacional é representada pelo modelo apresentado neste trabalho, dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo caracteriza o problema analisado, assim como a origem do interesse em desenvolver o estudo. O segundo aborda a revisão da literatura, definindo-se a terminologia usada. O terceiro descreve a metodologia utilizada no levantamento de dados. O quarto apresenta a análise dos resultados e o quinto, a conclusão do estudo.
Título em inglês
Strategic and structural relations in retailing
Palavras-chave em inglês
organization
strategy
structure
Resumo em inglês
The main goal of this thesis is to analyse the strategy as condition to the firm structure. A comparative research was developed among six business chains to confirm the theory study. Data was surveyed with questionnaires and structured interviews in order to compare the strategic and structural differences between the analysed business chains. The interest on studying this matter emerged during some years of teaching Management and case studies. Assessing the differences between the analysed firms’ structures, likely relations between strategy and structure may determine their influence level. The generic strategy influence on the firm structure is represented by the model presented in this thesis divided in five chapters. The first chapter characterizes the analysed problem, as well as how this interest aroused. The second chapter is the theory approach, defining the terms. The third describes the data survey methodology. The fourth chapter presents the results analysis and the fifth, the conclusion.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MAMMINI.pdf (1.05 Mbytes)
Data de Publicação
2006-08-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.