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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2017.tde-23012017-125144
Document
Author
Full name
Alanna Thaysa de Oliveira Garcia
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Dutra, Joel Souza (President)
Gouvea, Maria Aparecida
Fischer, Andre Luiz
Munck, Luciano
Veloso, Elza Fatima Rosa
Title in Portuguese
Gestão de pessoas por competências em pequenas empresas: uma abordagem multimétodo
Keywords in Portuguese
Administração de recursos humanos
Gestão por competências
Pequenas e médias empresas
Abstract in Portuguese
Os estudos sobre gestão de pessoas em pequenas empresas no Brasil mostram-se incipientes, considerando a importância destas organizações para a economia do país. Este trabalho busca analisar a adoção do modelo de gestão de pessoas baseado em competências por organizações que se caracterizem como pequena empresa, identificando benefícios e dificuldades, bem como a percepção dos profissionais que trabalham com gestão de pessoas nestas organizações. Para tanto, optou-se pela abordagem multimétodo. Inicialmente realizou-se a implantação do modelo de gestão por competências em duas organizações, através do método da pesquisa-ação. Posteriormente, analisou-se a percepção dos profissionais que trabalham com gestão de pessoas em pequenas empresas sobre as dinâmicas do conceito de competência como orientador da gestão de pessoas nestas organizações, através de survey. Trata-se gestão por competências como uma inovação radical em modelo de gestão para este tipo de organização, justificando através de revisão teórica tal concepção. Os resultados da pesquisa-ação indicam que a implantação de gestão de pessoas por competências demanda muito dos recursos, já escassos, das pequenas empresas e, portanto, faz-se necessário alto comprometimento da gestão destas empresas, bem como preparação para as mudanças necessárias. Foi possível inferir que as práticas vigentes nas PEs ainda remetem ao modelo de departamento pessoal, como advertido pelos teóricos. Há, todavia, percepção da necessidade de mudança. Os profissionais que responderam à survey, em sua maioria, possuem ensino superior, ocupam cargos de gestão nas PEs e declararam estarem familiarizados com o conceito de gestão de pessoas por competências. Foi possível classificar o conhecimento destes profissionais a respeito do conceito de competência em três níveis, sendo que houve prevalência de profissionais que possuem pouco conhecimento sobre o conceito e pouca presença de desconhecedores. Destaca-se que tanto os benefícios quanto as dificuldades previstas na literatura foram encontrados por meio da intervenção e percebidos pelos respondentes quando da survey. A relação custo-benefício da adoção foi positivamente avaliada em ambas as fases do estudo. Os resultados dos testes das hipóteses levantadas apontam para a intenção de adoção e percepção positiva da viabilidade de adotar o modelo de gestão por competências pelas pequenas empresas
Title in English
Competence-based human resources management in small enterprises: a multimethod approach
Keywords in English
Competence-based management
Human resources management
Small and medium enterprises (SME)
Abstract in English
Studies about people management in small companies in Brazil are incipient, considering the importance of these organizations to the economy. The study seeks to analyze the application of the competence-based management model in small enterprises (SEs, identifying the benefits and the difficulties as well as the perception of the professionals that work with people management in these organizations. Therefore, with a multi-method approach, competence-based management models were implemented in two SEs through action research method. Subsequently, the perceptions of the professionals that work with people management in SEs about the dynamics of the concept of competence as the guide for people management in these organizations was analyzed through survey. Competence-based management is understood as a radical innovation in management model for this type of organization, and this concept is justified through theoretical review. It was possible to infer that the practices in SEs still refer to the personnel department model, as advised by theorists. However, there is awareness of the need for change. Professionals who responded to the survey, in most cases, have higher education, occupy management positions and declared to be familiar with the concept of competence-based management. It was possible to classify the knowledge of these professionals in three levels and there was prevalence of professionals who have little knowledge about the concept and low presence of those who have no knowledge. It is noteworthy that both the benefits and the difficulties set out in the literature were found through the intervention and perceived by respondents on the survey. The cost-benefit ratio of the adoption was positively evaluated in both phases of the study. The hypotheses test results point to the intention of adoption and to a positive perception of the feasibility of adoption of the competence-based model by small enterprises.
 
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CorrigidaAlanna.pdf (5.48 Mbytes)
Publishing Date
2017-02-01
 
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