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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2016.tde-22112016-112304
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Bassi Sutter
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Polo, Edison Fernandes (Presidente)
Borini, Felipe Mendes
Floriani, Dinorá Eliete
Giraldi, Janaina de Moura Engracia
Silva, Dirceu da
Título em português
Desenvolvimento e validação de escala da importância da imagem do país de origem (COI) como recurso na estratégia
Palavras-chave em português
Administração estratégica
Capacidades
Country of origin
Escala de mensuração
Estratégia
Estratégia internacional
Imagem do país de origem (COI)
Marcas
Marketing
Marketing internacional
Processos
Recursos
Teoria baseada em recursos (RBT)
Resumo em português
A área de estratégia, por meio da teoria baseada em recursos (RBT), desenvolve estudos que procuram compreender as características, recursos, capacidades e processos que levam algumas empresas, na mesma indústria, a terem um desempenho melhor que seus concorrentes. A RBT atingiu a maturidade teórica exigindo novos rumos para a sua revitalização. Simultaneamente, os estudiosos de marketing internacional afirmam que a teoria sobre a imagem do país de origem (COI) precisa ser revigorada e recomendam que ela seja analisada à luz da literatura de estratégia. É sob essa perspectiva que esta tese apresenta a sua contribuição, desenvolvendo e validando uma escala de importância de COI na perspectiva empresarial. O construto foi desenvolvido com base em uma capacidade específica da empresa: a construção e gestão da marca. Para isso, as bases teóricas sobre RBT, interface entre RBT e marketing, COI e marca foram revisadas e, ancorada nesta literatura, foi possível identificar os processos para incorporar a COI na estratégia da marca, os quais foram utilizados como dimensões da escala. Foram realizados diversos procedimentos psicométricos seguindo as recomendações de diversos psicometristas. O constructo foi definido como a capacidade de gestão da incorporação da COI à marca (BCOI), que reflete a importância conferida pela empresa para usar a COI como um recurso na construção da capacidade de marca. Após a etapa inicial, em que foram gerados e validados os itens com pesquisadores e com gestores, realizou-se um levantamento com 457 executivos. A amostra foi dividida em duas subamostras para aplicação de diferentes técnicas estatísticas. Na subamostra 1 foi realizada uma análise fatorial exploratória que confirmou o modelo inicial da escala delineado junto a pesquisadores e gestores no processo de geração de itens. Esse modelo foi testado na subamostra 2 por meio da análise fatorial confirmatória e da modelagem de equação estrutural. Os resultados indicaram que a BCOI se manifesta por meio de 26 itens organizados em cinco dimensões: elementos textuais e visuais, sentidos, recursos culturais, recursos naturais e empregados
Título em inglês
Development and validation of a scale to measure the importance of country of origin image (COI), as a resource in the strategy
Palavras-chave em inglês
Branding
Capability
Country of Origin
Country of origin image (COI)
International marketing
International strategy
Marketing
Measurement scale
Process
Resource
Resource based theory (RBT)
Strategy
Resumo em inglês
The strategy stream, through resource theory based (RBT), develops studies that seek to understand the characteristics, features, capabilities and processes that lead some companies in the same industry, to have a better performance compered to its competitors. The RBT has reached the theoretical maturity requiring new directions for its revitalization. Simultaneously, international marketing scholars claim that the theory about the country of origin image (COI) needs to be invigorated and recommend it to be examinated in the light of the strategy literature. It is from this perspective that this thesis presents its contribution by developing and validating a scale of importance of COI in business perspective. The construct was developed based on a specific capability of the company: building and manageming the brand (branding). For this, the theoretical basis of RBT, the interface between marketing and RBT, COI and branding were reviewed and anchored in this literature, it was possible to identify the processes to incorporate the COI in the brand strategy, which were used as scale dimensions. various psychometric procedures following the recommendations of several psychometricians were performed. The construct was defined as the branding capability of COI incorporation (BCOI), which reflects the importance given by the company to use the COI as a resource in brand building capability. After the initial stage, in which items were generated and evaluated with researchers and managers, a survey with 457 executives was held. The sample was divided into two subsamples for application of different statistical techniques. An exploratory factor analysis was performed with subsample 1. The EFA produced an initial scale model that was tested in subsample 2 through confirmatory factor analysis and structural equation modeling. The results indicated that the BCOI iis manifested through 26 items organized into five dimensions: textual and visual elements, senses, cultural resources, natural resources and employees.
 
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Data de Publicação
2016-12-02
 
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