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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2006.tde-22082006-185302
Documento
Autor
Nome completo
Angelo Antonio Cavalcante Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Guagliardi, Jose Augusto (Presidente)
Baptistella Filho, Humberto
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Cruz, Rita de Cassia Ariza da
Ikeda, Ana Akemi
Título em português
Motivação, expectativa, experiência, satisfação ou dessatisfação dos turistas com o produto turístico destinação: estudo sobre a área da grande Maceió - Alagoas - BR
Palavras-chave em português
comportamento do consumidor
expectativa
experiência
Motivação
satisfação
Resumo em português
Esta tese estudou e investigou de forma inédita no Brasil Motivação, Expectativa, Experiência, Satisfação ou Dessatisfação do Consumidor com o Produto Turístico Destinação Turística, estudo sobre a Área da Grande Maceió-Alagoas-BR. Teve como principal objetivo desenvolver e propor dois Modelos Operacionais gerais inéditos para melhor entendimento e compreensão do binômio expectativa - experiência com o produto turístico destinação turística. O modelo número um representa o ciclo de motivação, expectativa, experiência, satisfação ou dessatisfação com o produto turístico destinação. O modelo número dois representa os seis blocos de turismo - bloco infra-estrutura, bloco superestrutura, bloco meio ambiente, bloco cultura, bloco serviços, e bloco entretenimento - do grupo de turismo na destinação que mensura satisfação ou dessatisfação dos turistas com o produto turístico destinação. Per se, esta tese é uma pesquisa descritiva que trabalhou com o método hipotético-dedutivo, operacionalizada por intermédio da pesquisa qualitativa, via grupo de foco, pela técnica do incidente crítico, e da pesquisa quantitativa, por amostragem probabilística, via análise univariada, análise bivariada e análise multivariada, esta operacionalizada por intermédio da análise de conglomerados e análise discriminante. Os dados foram coletados pelo instrumento específico de pesquisa questionário constante de três partes, primeira parte – experiência e satisfação em turismo, segunda parte – motivação em turismo, terceira parte – perfil do turista, onde foram coletados 414 questionários válidos. Os dados foram tratados através do pacote estatístico Statistical Package for the Social Science - SPSS 13.0. O ineditismo e a contribuição teórica desta tese são ter investigado no Brasil o ciclo de motivação, expectativa, experiência, satisfação ou dessatisfação com o produto turístico destinação, e ter desenvolvido e avaliado dois modelos operacionais para investigação do produto turístico destinação turística. Os resultados obtidos confirmaram as três hipóteses de pesquisa. Ocorreu desconfirmação positiva de expectativas por parte dos turistas com os seis blocos de turismo - bloco infra-estrutura, bloco superestrutura, bloco meio ambiente, bloco cultura, bloco serviços, e bloco entretenimento – propostos do grupo de turismo na destinação. Ficou demonstrado que os fatores que puxam na destinação, suas belezas naturais têm o maior peso na desconfirmação positiva de expectativas dos visitantes. E que há uma inter-relação entre cada um dos seis blocos - bloco infra-estrutura, bloco superestrutura, bloco meio ambiente, bloco cultura, bloco serviços, e bloco entretenimento – do grupo de turismo na destinação que proporciona desconfirmação positiva de expectativas por parte dos visitantes com o produto turístico destinação. Os resultados da pesquisa qualitativa permitem identificar os principais motivadores para a realização de uma viagem de turismo. In fine, o produto turístico, ou o set de turismo Área da Grande Maceió-AL-BR proporcionou desconfirmação positiva de expectativa aos seus visitantes, e obteve o inimaginável grau de satisfação de 96,1%, com média geral de 5,6953 em seis pontos possíveis.
Título em inglês
Motivation, Expectation, Experience, Satisfaction or Dissatisfaction to a Destination area as a Tourist Product, a study of the great Maceió - Alagoas - Brazil
Palavras-chave em inglês
Consumer Behaviour
Expectation
Experience
Motivation
Satisfaction
Resumo em inglês
This thesis has investigated in Brazil Motivation, Expectation, Experience, Satisfaction or Dissatisfaction to a destination area as a tourist product, a study of the Great Maceió-Alagoas-Brazil. The main objective was to develop and to propose two general operational models for better understand of binominal expectation-experience with a destination area as a tourist product. The model number one represents the circle of motivation, expectation, experience, satisfaction or dissatisfaction with tourist destination area. And the model number two represents the six sub-sets of tourism – infrastructure sub-set, superstructure sub-set, environment sub-set, culture sub-set, services sub-set, and entertainment sub-set – of a destination area that measure satisfaction or dissatisfaction with a tourist destination area. Per se, this thesis is a descriptive survey that used the hypothetical-deductive method, developed by qualitative research via focus groups, and quantitative research by probabilistic sampling, and univariate, bivariate and multivariate analysis were taken by clusters analysis and discriminant analysis. Data were collected by a specific questionnaire with three parts: first part – experience and satisfaction in tourism, second part – motivation in tourism, third part – profile of tourist; and 414 valid questionnaires were collected. The data were analyzed by the Statistical Package for the Social Science – SPSS 13.0. The theoretic original contribution of this thesis are investigated in Brazil the circle of motivation, expectation, experience, satisfaction or dissatisfaction with tourist destination area as a tourist product, and developed and tested two operational models that investigated tourist destination area as a tourist product. The out coming has confirmed the three hypotheses of work. There were positive disconfirmation of expectations by tourists with the six sub-sets of tourism – infrastructure sub-set, superstructure sub-set, environment sub-set, culture sub-set, services sub-set, and entertainment sub-set – of the destination area. Was demonstrated that pull factors, i.e. destination’ attractions, its environment has got the main weight in provide positive dissatisfaction of expectation to tourists. And, that there is an inter-relationship to each sub-set of tourism – infrastructure sub-set, superstructure sub-set, environment sub-set, culture sub-set, services sub-set, and entertainment sub-set – at the destination that provide positive disconfirmation of expectation to its visitors. The results of qualitative research allow identifying the main motivations to go on holiday from home. In fine, the destination area, in this case, the Great Maceió-Alagoas-Brazil tourism’ set as a tourist product has provided positive disconfirmation of expectation to its visitors, and it has got excellent degree of satisfaction of 96.1%, with mean of 5.6953 in six possible points.
 
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TeseCorpo2.pdf (3.02 Mbytes)
Data de Publicação
2006-08-29
 
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