• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-22022006-124752
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Adolfo Pudenci Furtado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza (Presidente)
Barbieri, José Carlos
Yu, Abraham Sin Oih
Título em português
Critérios de seleção de fornecedores para relacionamentos de parceria: um estudo em empresas de grande porte
Palavras-chave em português
Compras
Critérios
Gestão de suprimentos
Parceria
Seleção de fornecedores
Resumo em português
Esta dissertação buscou identificar junto a empresas de grande porte quais os critérios de seleção de fornecedores que são considerados mais importantes quando se deseja construir relacionamentos de parceria dentro da cadeia de suprimentos. A revisão de literatura foi dividida em três grandes partes. Na primeira parte procurou-se abordar aspectos da gestão de suprimentos que são relevantes para o tema, como organização de compras, classificação de tipos de produtos e tipos de relacionamentos entre empresas, onde as características teóricas das parcerias com fornecedores foram exploradas. A segunda parte foca as características do processo de seleção de fornecedores. A terceira parte é dedicada ao estudo dos critérios encontrados na literatura para a escolha da mais adequada fonte de suprimentos. A consolidação desta parte do trabalho resultou na apresentação de uma lista com 45 critérios de seleção de fornecedores e suas respectivas definições para uniformização de abrangência e compreensão dos critérios. Com base nesta lista, a pesquisa foi conduzida na forma de estudo de casos junto às Gerências de Suprimentos de três empresas de grande porte com operações no mercado brasileiro de bens industriais e de consumo. Através de questionários e entrevistas foram identificados 17 critérios como sendo os mais importantes para o processo de seleção parceiros. A pesquisa também encontrou que os conceitos de parcerias com fornecedores são definidos pelas realidades de mercado de cada empresa e não convergem para os conceitos apresentados na literatura acadêmica. Parcerias vêm sendo definidas somente como relacionamentos de longo prazo com fornecedores em detrimento de qualquer outro atributo referenciado pela literatura acadêmica. Portanto, a utilização deste termo precisa vir precedida de uma conceituação precisa para evitar duplicidade de interpretações.
Título em inglês
Supplier selection criteria for partnering relationships: a study in big size companies
Palavras-chave em inglês
Criteria
Partnership
Procurement
Supplier selection
Supply management
Resumo em inglês
This dissertation aimed the identification of the most important supplier selection criteria used by large size companies when they want to build partnering relationships in their supply chains. The review of literature was separated in three parts. The first one concerns the supply management subjects that are relevant to the theme, such as purchase structure, product classification and sort of companies relationships, where the supplier partnerships characteristics were explored. The second part focuses the characteristics of supplier selection process. The third part is dedicated to the selection criteria found in the literature used to choose the most appropriated source of supply. The consolidation of this part resulted in the presentation of a list with 45 supplier selection criteria and their definitions to standardize the scope and comprehension. Based on this list, the research was conducted as case studies with Purchasing Managers of three large size companies that have operations in the Brazilian markets of industrial and consumer goods. Using questionnaires and interviews procedures, 17 criteria were considered the most important for the partner selection process. The research also found that the suppliers’ partnerships concepts are defined by the market realities of each company e do not converge to concepts shown in the academic literature. Partnerships has been defined only as long term relationships with suppliers rather than any other attribute mentioned in the academic literature. Therefore, before making use of the term Partnership it should be precisely defined in order to avoid misinterpretation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-04-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.