• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-22022006-124752
Document
Auteur
Nom complet
Gustavo Adolfo Pudenci Furtado
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza (Président)
Barbieri, José Carlos
Yu, Abraham Sin Oih
Titre en portugais
Critérios de seleção de fornecedores para relacionamentos de parceria: um estudo em empresas de grande porte
Mots-clés en portugais
Compras
Critérios
Gestão de suprimentos
Parceria
Seleção de fornecedores
Resumé en portugais
Esta dissertação buscou identificar junto a empresas de grande porte quais os critérios de seleção de fornecedores que são considerados mais importantes quando se deseja construir relacionamentos de parceria dentro da cadeia de suprimentos. A revisão de literatura foi dividida em três grandes partes. Na primeira parte procurou-se abordar aspectos da gestão de suprimentos que são relevantes para o tema, como organização de compras, classificação de tipos de produtos e tipos de relacionamentos entre empresas, onde as características teóricas das parcerias com fornecedores foram exploradas. A segunda parte foca as características do processo de seleção de fornecedores. A terceira parte é dedicada ao estudo dos critérios encontrados na literatura para a escolha da mais adequada fonte de suprimentos. A consolidação desta parte do trabalho resultou na apresentação de uma lista com 45 critérios de seleção de fornecedores e suas respectivas definições para uniformização de abrangência e compreensão dos critérios. Com base nesta lista, a pesquisa foi conduzida na forma de estudo de casos junto às Gerências de Suprimentos de três empresas de grande porte com operações no mercado brasileiro de bens industriais e de consumo. Através de questionários e entrevistas foram identificados 17 critérios como sendo os mais importantes para o processo de seleção parceiros. A pesquisa também encontrou que os conceitos de parcerias com fornecedores são definidos pelas realidades de mercado de cada empresa e não convergem para os conceitos apresentados na literatura acadêmica. Parcerias vêm sendo definidas somente como relacionamentos de longo prazo com fornecedores em detrimento de qualquer outro atributo referenciado pela literatura acadêmica. Portanto, a utilização deste termo precisa vir precedida de uma conceituação precisa para evitar duplicidade de interpretações.
Titre en anglais
Supplier selection criteria for partnering relationships: a study in big size companies
Mots-clés en anglais
Criteria
Partnership
Procurement
Supplier selection
Supply management
Resumé en anglais
This dissertation aimed the identification of the most important supplier selection criteria used by large size companies when they want to build partnering relationships in their supply chains. The review of literature was separated in three parts. The first one concerns the supply management subjects that are relevant to the theme, such as purchase structure, product classification and sort of companies relationships, where the supplier partnerships characteristics were explored. The second part focuses the characteristics of supplier selection process. The third part is dedicated to the selection criteria found in the literature used to choose the most appropriated source of supply. The consolidation of this part resulted in the presentation of a list with 45 supplier selection criteria and their definitions to standardize the scope and comprehension. Based on this list, the research was conducted as case studies with Purchasing Managers of three large size companies that have operations in the Brazilian markets of industrial and consumer goods. Using questionnaires and interviews procedures, 17 criteria were considered the most important for the partner selection process. The research also found that the suppliers’ partnerships concepts are defined by the market realities of each company e do not converge to concepts shown in the academic literature. Partnerships has been defined only as long term relationships with suppliers rather than any other attribute mentioned in the academic literature. Therefore, before making use of the term Partnership it should be precisely defined in order to avoid misinterpretation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-04-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.