• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-21072004-151604
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Augusto Pera de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Angelo, Claudio Felisoni de (Président)
Lepsch, Sergio Luiz
Savoia, Jose Roberto Ferreira
Titre en portugais
Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros.
Mots-clés en portugais
administração do futebol
economia do esporte
teoria da demanda
Resumé en portugais
O futebol brasileiro passa por importantes transformações rumo a sua profissionalização e uma gestão mais transparente, com o fim de aumentar sua atratividade como produto. Neste contexto, faz-se necessário analisar os fatores que influenciam a demanda pelos jogos nos estádios. O presente trabalho busca analisar esses fatores de influência com base na teoria microeconômica da demanda, valendo-se de métodos quantitativos para atingir seus objetivos. Foi efetuada análise de regressão envolvendo as partidas do Campeonato Brasileiro de 2002, sendo testados modelos lineares e log-lineares. Apenas os últimos mostraram-se adequados na explicação da procura pelos jogos. Verificou-se que essa é influenciada pelos atributos dos clubes, a presença de substitutos, a importância e a rivalidade envolvida na partida, além de fatores econômicos e demográficos.
Titre en anglais
A study on the demand for games of football in brazilian stadiums.
Mots-clés en anglais
economics of sports
football management
theory of demand
Resumé en anglais
Brazilian football is under deep transformations towards a more professional management of it, in order to increase its attractiveness as a product. In this context, it is necessary to analyze the factors that influence on the demand for matches at stadiums. This paper aims the analysis of those factors of influence based on microeconomic theory of demand, using quantitative methods to reach its purposes. The 2002 Season matches of the Brazilian championship were submitted to regression analysis. Log-linear models were appropriate to explain the demand for matches, while linear models were not. It was verified that attributes of teams, existence of substitutes, importance and rivalry of the match, economic and demographic factors influence on the demand for the matches.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
futebol.pdf (2.35 Mbytes)
Date de Publication
2004-07-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.