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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2017.tde-21062017-095711
Document
Author
Full name
Marcelo Felippe Figueira Junior
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2017
Supervisor
Committee
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (President)
Favero, Luiz Paulo Lopes
Luppe, Marcos Roberto
Merlo, Edgard Monforte
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da
Title in Portuguese
A dinâmica de preços no varejo eletrônico brasileiro: evidências a partir das flutuações de preços de produtos eletroeletrônicos
Keywords in Portuguese
Bens duráveis
Internet
Preços
Abstract in Portuguese
O presente trabalho teve como objetivo estudar a dinâmica (dispersão e variação) dos preços de um conjunto de bens duráveis praticados pelos varejistas em lojas virtuais brasileiras. As informações foram coletadas por um sistema automático de captura, ao longo de um ano completo (2014). Três hipóteses foram formuladas. A primeira hipótese estabeleceu que, apesar das características homogêneas dos produtos comercializados, deveriam persistir diferenças significativas entre os preços praticados pelos diferentes varejistas. A segunda hipótese propôs a ideia de que, para produtos tecnologicamente mais simples, as diferenças de preços entre os competidores deveriam ser menos acentuadas quando comparadas com itens mais complexos. A terceira hipótese provém de uma ideia semelhante, entretanto, fixa-se na comparação de preços praticada em diferentes períodos do ano. Supôs-se que, em momentos nos quais a sazonalidade é de aumento forte das vendas (por exemplo, "Black Friday" ou o Dia das Mães), as variações de preços devem ser menores que as registradas em outros períodos do ano. A análise dos modelos, utilizando 767481 observações concluiu pela não rejeição das três hipóteses.
Title in English
The dynamics of prices on Brazilian e-commerce: evidence from the fluctuations prices of electronics goods
Keywords in English
Durable goods
Internet
Prices
Abstract in English
The purpose of this work is to study the dynamics of retail durable goods prices. A set of representative products traded on the Internet channel was chosen. The information set was surveyed with the use of an automatic data collection system, throughout the whole year of 2014. Three hypotheses were proposed. The first hypothesis states that despite the fact that the products are relatively homogeneous, meaningful prices differences among the retailers should be found. The second hypothesis affirms that durable goods which are technologically simpler than other ones, more sophisticated, should unveil fewer price differences. The third and the last hypothesis proposes that in periods when the demand is more intense (Mother´s Day in May, or Black Friday in November, for instance), the price differences should be less pronounced. The tests carried out, using 767481 cases, did not reject the three hypotheses.
 
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CorrigidoMarcelo.pdf (2.92 Mbytes)
Publishing Date
2017-06-26
 
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