• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2007.tde-21052007-094419
Documento
Autor
Nombre completo
Érica Ferreira Marques
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Oliveira, Marcio Mattos Borges de (Presidente)
Barbosa, Rommel Melgaco
Camargo Júnior, Alceu Salles
Miura, Irene Kazumi
Viana, Adriana Backx Noronha
Título en portugués
A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
Palabras clave en portugués
Análise multivariada
Avaliação da aprendizagem
Educação a distância
Estatística
Resumen en portugués
As dificuldades de aprendizagem sobre estatística e suas aplicações simplesmente em razão da matemática envolvida, principalmente, pelos alunos dos cursos de humanas, fazem dela um desafio para o professor que a ministra e também para o aluno que aprende. Assim, esta tese busca mostrar o quanto à elaboração e o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação tipo teste em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho faz parte do projeto virtual denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística, e que está fundamentado em três dimensões: Pedagogia Virtual, Tecnologia da Comunicação e Processo de Validação. Para a criação dessa ferramenta de avaliação tipo teste online foi necessário, primeiramente, a elaboração de um protocolo para desenvolvimento e implementação desse sistema no LaViE. A metodologia, então, foi baseada em três etapas: 1) elaboração do protocolo fundamentado na pesquisa exploratória de pedagogia virtual com base na teoria sobre processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de um conjunto de regras e passos que balizasse a criação de questões testes on-line com níveis diferentes de ?adaptação? pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III); 2) implementação dessa ferramenta de avaliação no LaViE (teste seu conhecimento), com o desenvolvimento das questões baseadas nos assuntos sobre análise estatística multivariada e; 3) avaliação quantitativa da opinião dos alunos (usuários) quanto à usabilidade do sistema ?teste seu conhecimento? desenvolvido. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi ministrada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005 como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Essas três etapas finalizadas deram condição de existência de uma ferramenta que faz parte de uma das três dimensões citadas do LaViE ? Processo de Validação.
Título en inglés
Online evaluation process used as support to presencial teaching : development and analysis at the virtual laboratory of statistics applied to business management - LaViE
Palabras clave en inglés
Distance education
Learning evaluation
Multivariate statistical analysis
Resumen en inglés
The mathematical knowledge involved in the process of learning statistics and its applications, brings about difficulties to the Humanities department students, thus making it a challenge not only to those who teach it but also to the ones who learn it. Therefore, this work aims at showing the contribution the elaboration and development of a tool such as an online evaluation test can give, as a support to the presencial teaching of the study of multivariate statistical resources, to the FEARP/USP Business Management undergraduate students, registered in Applied Statistics to Business Management II. This study is part of a virtual project named LaViE which is a virtual environment of teaching-learning of Statistics based on three dimensions: Virtual Pedagogy, Communication Technology and Validation Process. For the development and implementation of the online evaluation test in the LaViE project, a protocol was elaborated. The methodology involved is based on three phases: 1) protocol production built on the virtual pedagogy exploratory research founded on the theory concerning the teaching-learning process in order to develop a set of rules and measures which support the creation of online test problems presenting different levels of adaptation for each module of the mentioned discipline. Thus, three levels of adaptation were created: basic (I), intermediate (II), and advanced (III); 2) implementation of such evaluation tool in the LaViE project (test your knowledge) by developing questions based on topics about multivariate statistical analysis; 3) quantitative evaluation of the users? opinion as to the usability of the ?test your knowledge? system. Data were collected in two distinct occasions: second semester of 2005, as a pilot project, and second semester of 2006, what enabled a comparative analysis of the system by the users at two different moments. This survey was conducted by means of two questionnaires completed in class by the students, being the first before the presencial discipline evaluation, and the second immediately after it. At the completion of the three phases previously mentioned, the Validation Process was obtained.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Capa.pdf (22.92 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-05-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.