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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2014.tde-21012015-105911
Documento
Autor
Nome completo
Claudinei de Paula Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Souza, Cesar Alexandre de (Presidente)
Pinto, Sergio Augusto Orfão
Prado, Edmir Parada Vasques
Sun, Violeta
Takaoka, Hiroo
Título em português
Estudo dos fatores influenciadores da intenção de uso da informação dos sistemas de Business Intelligence em empresas brasileiras
Palavras-chave em português
Benefícios esperados
Benefícios percebidos
Business intelligence
Gestão do conhecimento
Qualidade da informação
Sistemas de informação
Resumo em português
Neste final de século o processo de globalização dos mercados e seu efeito sobre os padrões de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo importância crescente, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Como característica das empresas modernas, tem-se o aumento de padrão de automação onde as tecnologias tem disponibilizado o acesso a uma grande quantidade de dados. Tecnologias de data warehouse (DW) têm servido como repositores desses dados e o avanço nas aplicações de extração, transformação e carregamento (ETL) têm aumentado a velocidade da coleta. Atualmente, muito se tem discutido a respeito desse produto secundário resultante dos processos empresariais, os dados, que tem sido vistos como uma potencial fonte de informação capaz de possibilitar às instituições a garantia de sobrevivência em sua indústria. Nesse contexto, os sistemas de Business Intelligence (SBI), que têm como função prover o tratamento dos dados e entregar informação acionável que pode ser usada para uma específica tomada de decisão, têm recebido o reconhecimento de sua importância por parte dos executivos para a continuidade de suas empresas. Fato esse reforçado pelos resultados de pesquisas realizadas mundialmente pelo Gartner onde por anos seguidos os SBI têm sido relatados pelos executivos como o sonho de consumo das empresas. Aplicações de business intelligence têm dominado a lista de prioridade de tecnologia de muitos CIOs. Apesar desse cenário bastante favorável para os SBI, o Gartner Group aponta um elevado índice na subutilização desses sistemas, o que nos leva a questionar porque um sistema importante e desejado pelas empresas não consegue atender as expectativas dos usuários. Assim surgiu a proposta de estudar nesse trabalho a influência das dimensões fatores críticos de sucesso (FCS) e benefícios esperados (BE) sobre a dimensão intenção de uso (USO) da informação disponibilizada pelos SBI, verificando o efeito das variáveis de cada dimensão sobre o USO. Para isso foi estabelecido um modelo conceitual relacionando as dimensões mencionadas utilizando-se como referência outros trabalhos acadêmicos, suas variáveis e resultados de pesquisa. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com a aplicação da técnica estatística Partial Least Square (PLS) com os dados obtidos de usuários de SBI em diferentes áreas da empresa de diferentes setores. Com o uso da técnica PLS, foi possível obter os indicadores para as variáveis das dimensões e estabelecer o modelo estrutural baseado em confiança.
Título em inglês
Study of factors that impact use intention of Business Intelligence systems in Brazilian companies
Palavras-chave em inglês
Business Intelligence
Critical success factors
Data quality
Decision making
Expected benefits
Information systems
Knowledge management
Perceived benefits
Resumo em inglês
As this century ends, the market globalization process and its effect on patterns of economic, political, social and organizational behaviors become increasingly important, composing a scenario in which competitiveness emerges as an imperative issue. As a trait of modern enterprises, there is an increase in automation standards where technologies provide access to a large amount of data. Technologies of data warehouse (DW) have been serving as repositories of such data and advances in extraction, transformation and loading (ETL) applications have been increasing the speed of data collection. More recently, much has been discussed about this secondary product resulting from business processing: the data that has been seen as a potential source of information able to allow institutions guarantee survival in their industry. In this context, Business Intelligence Systems (BIS), that have as function provide data processing and deliver actionable information, i.e., information that could be used for a specific decision making, have received recognition from executives of its importance to the continuity of their business since for years, has been reported in research conducted worldwide by Gartner as the technology desire of these professionals. Business Intelligence applications have been considered the technology priority investment of many CIOs. Despite of this favorable scenario for Business Intelligence Systems, the Gartner Group indicates a high level of underutilization of these systems which leads us to question why an important and desired business system cannot achieve user's expectations. Thus, this work proposes to study the influence of the dimensions critical success factors (CSF) and expected benefits (BE) on the dimension use (USO) to the information provided by BIS, checking the effect of each dimension on the USO emerged. To do this a conceptual model was established by relating these dimensions using as reference other academic papers, their variables and search results. It was realized a quantitative research with an application of statistical technique Partial Least Square (PLS) with data obtained from users of BIS in different areas of the company from different sectors. Using the PLS technique, it was possible to obtain indicators for the variables and dimensions to establish the structural model based on trust.
 
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Data de Publicação
2015-02-02
 
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