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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2007.tde-21012008-145601
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Sanches Magalhães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Gouvea, Maria Aparecida (Presidente)
Morgado, Maurício Gerbaudo
Reinhard, Nicolau
Título em português
E-commerce e e-banking no Brasil: uma perspectiva do usuário
Palavras-chave em português
Comércio eletrônico
Finanças
Internet
Mercado financeiro
Produtos
Transação
Web sites
Resumo em português
A internet é, seguramente, a mídia que mais se expande no mundo, tendo importância crescente em todos os campos da atividade humana, seja profissional, educacional ou meramente recreativo. Essa importância é visível não apenas no grande número de pessoas que a usam em seu dia-a-dia (cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil, 220 milhões nos Estados Unidos e mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro), nem somente pelo ritmo de crescimento nos primeiros anos da web comercial, mas principalmente pelo enorme leque de possibilidades de conteúdos e serviços disponíveis para os internautas. Dentre essas possibilidades estão os serviços de comércio eletrônico ou ecommerce, um dos mais importantes e com maior crescimento nos últimos anos, e o internet banking ou e-banking, responsável por profundas mudanças na relação dos usuários de serviços bancários com seus bancos, chegando ao ponto de correntistas não freqüentarem suas agências bancárias por anos seguidos, servindo-se apenas dos serviços online para resolver seus problemas diários e usando-se dos ATMs para saques financeiros. Esta dissertação tem o intuito de aprofundar o conhecimento da relação dos internautas com esses dois serviços, e-commerce e e-banking, analisando o fato de os dados disponíveis sobre o uso residencial da internet no Brasil indicarem que há queda no uso do segundo serviço, enquanto o primeiro continua em contínua ascensão. Esse conhecimento é importante, principalmente porque ambos são considerados similares pela literatura e, além disso, apresentavam curvas de crescimento similar até o final de 2003. Esse conhecimento passa também por entender o motivo que faz com que a intersecção dos grupos de usuários residenciais dos dois serviços seja em torno de 50% apenas, já que o internauta brasileiro, basicamente das classes A e B, tende a ser um consumidor de ambos os serviços off-line.
Título em inglês
E-commerce and e-banking in Brazil: an internet user's perspective
Palavras-chave em inglês
E-commence
Finance
Financial market
Internet
Internet banking
Products
Transactions
Web sites
Resumo em inglês
The internet is, for sure, the media with faster and higher growth in the world, with growing importance in all areas of human activities, from professional, educational or for entertainment. Such importance is visible not only because there are a huge number people with internet access for daily activities (around 33 million in Brazil, 220 million in the United States and 1 billion people around the world, nor because its very positive growth curve, but mainly due to its range of possibilities of contents and services available to the users. Among these possibilities are the e-commerce, one of the most important and with great growth during the recent years, and the e-banking, responsible for deep changes in the relation between banking services users and the banks, allowing some clients to stop visiting their physical agencies, using only the online channel to solve their daily problems and the ATMs to get some cash. This work intends to go deep in the knowledge of the relation among the internet users and the two services, namely e-commerce e e-banking, analyzing why the available at-home data about the Brazilian web use indicates that the second mentioned service loses audience, while the first one continues to grow in terms of visitors. Such knowledge is important, especially because both services are considered similar by the literature and, besides that, used to present a similar growth curve until de end of the year 2003. This knowledge also needs to understand why the intersection of the two groups of domestic users of both mentioned services is around 50% only, as the Brazilian internet user belongs to the richest A and B socio-economic classes, and because of this fact tends to be a consumer of both services off-line.
 
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Data de Publicação
2008-01-23
 
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