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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2019.tde-20122018-170536
Documento
Autor
Nome completo
Halina Valdivia de Matos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Fischer, Rosa Maria (Presidente)
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Comini, Graziella Maria
Iizuka, Edson Sadao
Título em português
Investidores e empreendedores sociais: uma análise sobre as competências dos empreendedores de negócios com impacto socioambiental
Palavras-chave em português
Competências
Empreendedorismo social
Investimento de impacto
Negócios sociais
Resumo em português
O recente surgimento dos negócios com impacto socioambiental, que visam gerar resultados positivos do ponto de vista social e/ou ambiental, impulsionou o debate acadêmico no campo do empreendedorismo social. Simultaneamente, novas formas de viabilizar financeiramente esses empreendimentos emergiram, fomentando o nascimento dos investimentos de impacto. Com isso, um novo ecossistema desponta, constituído por atores que cumprem papéis complementares no fomento, apoio e acompanhamento dos negócios com impacto socioambiental. Apesar do avanço científico acerca desse fenômeno ser notável, existe uma lacuna a respeito do conjunto de competências que compõem o perfil do empreendedor social à frente desse tipo de empreendimento. Desenhou-se, então, um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório, com o objetivo de levantar, junto a investidores em negócios de impacto, suas expectativas em relação ao perfil desses empreendedores. A partir da revisão bibliográfica realizada para este estudo, dezoito organizações foram identificadas como investidoras de impacto, das quais quinze aceitaram o convite para contribuir com a pesquisa, por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas. Como resultado, as competências mais citadas espontaneamente pelos entrevistados foram, em ordem decrescente: desenvolvimento e manutenção de relacionamentos; gestão administrativa; adaptabilidade; mapeamento de oportunidades e tendências; orientação para aprendizado e inovação; persuasão; e gestão de riscos. Entretanto, as conclusões da pesquisa demonstram que as competências não costumam ser empregadas como critérios para a decisão do investimento em si. Alguns mecanismos são utilizados para compreender o perfil do empreendedor como um todo, tais como: questionários individuais, visitas ao local do empreendimento para observar a dinâmica do empreendedor com sua equipe e clientes, e referências cruzadas com membros da rede do empreendedor. Aproximadamente metade dos entrevistados citou espontaneamente a importância dos investimentos de impacto para o crescimento e evolução dos negócios investidos, especialmente por oferecerem uma contribuição estratégica e gerencial, além do aporte financeiro. De uma maneira geral, os investidores entrevistados salientaram a intenção de colaborar com os empreendedores, criando uma atmosfera positiva para a construção de um relacionamento de longo prazo. Por meio de análise comparativa entre as entrevistas realizadas, identificou-se que os investidores possuem uma visão homogênea em relação ao perfil dos empreendedores sociais e dos empreendedores tradicionais, pois não foram apontadas diferenças significativas entre eles. Para dez dos entrevistados, o único elemento diferenciador é a intenção que os empreendedores de negócios com impacto socioambiental têm de resolver questões sociais ou ambientais. As contribuições desta pesquisa estão relacionadas, portanto, à evolução do campo acadêmico e prático dos negócios socioambientais no Brasil. Com esse estudo, foi possível identificar e descrever o conjunto de competências esperadas no perfil do empreendedor social, a partir da perspectiva dos investidores. Investigações similares não foram identificadas na literatura até o momento, reforçando a necessidade, então, de novas pesquisas na área.
Título em inglês
Social Investors and entrepreneurs: an analysis about the competencies of entrepreneurs of social businesses.
Palavras-chave em inglês
Competencies
Impact investing
Social business
Social entrepreneurship
Resumo em inglês
The recent emergence of social businesses, which aims at generating positive results from a social and/or environmental perspective, has fostered the academic debate in the social entrepreneurship field. Concurrently, new ways of financially enabling these businesses have emerged, boosting the growth of impact investing. Hence, a new ecosystem arises, composed by agents that play complementary roles in promoting, supporting and monitoring of social impact businesses. Despite the significant scientific progress on this phenomenon, there is a gap concerning the set of competencies that composes the profile of social entrepreneurs leading these enterprises. Thus, a qualitative research of both descriptive and explanatory nature was designed with the intent of raising, along with investors of social businesses, their expectation regarding the profile of these entrepreneurs. From the literature review done for this study, eighteen organizations were identified as impact investors, of which fifteen accepted the request to contribute with individual and semi-structured interviews. As a result, the most spontaneously cited competencies among the interviewees were, in descending order: the development and maintenance of relationships; the administrative management; adaptability; the mapping of opportunities and tendencies; orientation towards learning and innovation; persuasion; and risk management. Nevertheless, the results of this research show that these competencies are not used as criteria to decide on the social investing. Some of the tools used to understand the profile of entrepreneurs, as a whole, are: individual surveys, on-site visits to observe the dynamic of the entrepreneur with his team and clients, and checking references with the entrepreneurs' network members. Nearly half of the interviewees voluntarily cited the importance of impact investing to the growth and development of the businesses that received these investments, especially because they were offered both strategic and administrative contribution, not to mention the capital injection. In general, the interviewed investors have emphasized the intention to collaborate with the entrepreneurs, by creating a positive atmosphere in order to build a long term relationship. By comparing and analyzing the interviews, we identified that investors have a homogenous mindset regarding the profile of both social entrepreneurs and traditional entrepreneurs, as no major disparities were attributed among them. Their intention of coming to terms with both social and environmental matters is the only element in ten out of the fifteen interviewed entrepreneurs of social businesses. In this sense, this research contribution is related to the progress for both academic and pragmatic fields of social businesses in Brazil. This study enables identifying and describing the expected set of competencies of a social entrepreneur, from the investor's perspective. Similar examinations have not been identified so far, reinforcing the need for further research in this field.
 
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CorrigidaHalina.pdf (1.62 Mbytes)
Data de Publicação
2019-01-03
 
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