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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-19122019-121257
Documento
Autor
Nome completo
Caroline Rocha Berezuschy Schmidt
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Lima, Edmilson de Oliveira
Ribeiro, Daielly Melina Nassif Mantovani
Souza, Crisomar Lôbo de
Título em português
Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
Palavras-chave em português
Educação empreendedora
Estilos de aprendizagem
Intenção empreendedora
Universitários
Resumo em português
A atividade empreendedora é de fundamental importância para a prosperidade social, gerando novos empregos e contribuindo para o crescimento econômico. Três elementos são considerados fundamentais para a compreensão do empreendedorismo - o indivíduo, as oportunidades e o contexto em que estão inseridos. A intenção empreendedora, ou seja, o desejo do indivíduo de empreender, por sua vez, depende de valores e características pessoais e normas sociais. O ambiente universitário tem sido explorado para o estudo da intenção empreendedora, devido à influência da educação empreendedora na vontade de empreender dos estudantes e pela capacidade das Instituições de Ensino Superior em formar indivíduos com as competências necessárias para alavancar o empreendedorismo. Dada a importância da educação empreendedora, a forma como os estudantes aprendem pode influenciar o desejo de empreender. Os estilos de aprendizagem estão relacionados com a forma que o indivíduo processa as informações e assim como a intenção empreendedora, depende de características pessoais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar se existe relação entre a intenção empreendedora, as características individuais e os estilos de aprendizagem. O trabalho foi fundamentado nas teorias explicativas de intenção - Teoria do Comportamento Planejado e Teoria do Evento Empreendedor- características do perfil empreendedor - Teoria das Três Necessidades- e estilos de aprendizagem - Modelo de Felder e Soloman. Foi escolhido um modelo previamente validado da literatura para o contexto brasileiro para explorar a intenção empreendedora e as características individuais relacionadas ao perfil empreendedor. Para avaliar os estilos de aprendizagem optou-se pelo questionário ILS (Index of Learning Sytles). O método aplicado foi a pesquisa survey com 420 estudantes do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que há relação entre a intenção empreendedora e os estilos de aprendizagem relacionados às etapas de percepção e organização. Quanto às características pessoais, os fatores oportunidade e planejamento mostraram-se relevantes para explicar a variabilidade da intenção empreendedora dos estudantes. Como contribuição, o trabalho pretende auxiliar na condução da educação empreendedora nas universidades, com enfoque nos aspectos individuais dos estudantes de forma a estimular o empreendedorismo.
Título em inglês
Entrepreneurial Intention and learning styles: a study with brazilian college students
Palavras-chave em inglês
College students
Entrepreneurial education
Entrepreneurial intention
Learning styles
Resumo em inglês
The entrepreneurial activity has a fundamental importance for social prosperity as it creates new jobs and contributes to economic growth. There are three crucial elements to understand the entrepreneurship - individuals, opportunity and context. The entrepreneurial intention stands for the will of engaging in new business and it depends on the personal characteristics and values as well as social norms. The university environment has been explored for the study of entrepreneurial intention due to the influence of entrepreneurial education in the will of engaging in new business and for the capacity of the universities to instruct students about entrepreneurship. Given the importance of entrepreneurial education, the way of students learn about it have an influence in their will to endeavor in new business. Learning styles are associated to how the individuals process information and as it happens to entrepreneurial intention, depends on personal characteristics. Thus, the aim of this paper is to identify if there is a relation between the entrepreneurial intention, personal characteristics and learning styles. This paper is based on explanatory theories of intention - Planned Behavior Theory and Entrepreneur Event Theory- entrepreneur characteristics - Three Needs Theory and learning styles - Felder and Soloman Model. A previously validated model for Brazilian context was chosen to explore these relations. The research was based on a survey with 420 students from universities located in São Paulo, Brazil. The results showed that there is a relation between the entrepreneurial intention and learning styles related to the steps of perception and organization. Concerning the personal characteristics, the factor opportunity and planning were significantly relevant to explain the variation in the entrepreneurial intention between students. The paper also undertook a Confirmatory Factor Analysis for the entrepreneur characteristics model, suggesting improvements and adjustments. In terms of contribution, the paper intends to be a guidance in the conduction of the entrepreneurial education in the universities, focusing on individual aspects to stimulate entrepreneurship.
 
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CorrigidoCaroline.pdf (3.03 Mbytes)
Data de Publicação
2020-01-22
 
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