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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2015.tde-19082015-162753
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Meirelles de Souza Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Bresciani, Luis Paulo
Pedroso, Marcelo Caldeira
Silva, Marcia Terra da
Título em português
Inovação em micro e pequenas empresas do setor de serviços: estudo de caso das lavanderias domésticas da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Inovação
Lavanderia
Lavanderias domésticas
Micro e pequenas empresas
Microempresas
Pequenas e médias empresas
Serviços
Setor de serviços
Resumo em português
A inovação no setor de serviços vem sendo estudada de modo mais intenso no meio acadêmico nas últimas décadas. Mas, a pesquisa sobre a inovação em micro e pequenas empresas de serviços ainda é baixa, embora esse grupo de empresas seja relevante em termos numéricos e por sua capacidade de gerar empregos. O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos proprietários de lavanderias domésticas sobre a influência da adoção da inovação na competitividade e produtividade de seus negócios. As práticas que conduzem à inovação nessas empresas, os tipos de inovação adotados e como a inovação impacta na melhora da competitividade e produtividade, são analisadas. As inovações de processo (com foco em sustentabilidade e tecnologia), de marketing e organizacional (com foco em modelos de negócios e linhas de frente e retaguarda), foram estudadas. A pesquisa também foi direcionada à análise do inter-relacionamento entre os diversos tipos de inovação adotados, a competitividade e a produtividade nas empresas. A metodologia escolhida usou a pesquisa bibliográfica teórico-documental, a pesquisa de campo qualitativa (por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas do segmento de lavanderias) e a pesquisa quantitativa (por meio de um questionário de campo com amostra das lavanderias da cidade de São Paulo, com perguntas fechadas e a escala Likert). As hipóteses formuladas foram oriundas da teoria, comparadas com os resultados quantitativos de campo e analisadas as relações entre a adoção dos diversos tipos de inovação, a competitividade e a produtividade. As entrevistas semiestruturadas, assim como a pesquisa quantitativa, foram organizadas para indicarem o inter-relacionamento entre os tipos de inovação e as variáveis competitividade e produtividade. As tipologias da inovação escolhidas da teoria foram aderentes às práticas de inovação das lavanderias domésticas. Os resultados indicaram que existem relações positivas entre todos os tipos de inovação estudados, a competitividade e a produtividade das empresas. Assim como permitiram constatar que a adoção de mais de um tipo de inovação e o inter-relacionamento entre os diversos tipos têm uma relação positiva com o desempenho das empresas, expresso na melhora da competitividade e produtividade. Uma estrutura conceitual básica (framework) que inter-relaciona os diferentes tipos de inovação e estes com as variáveis competitividade e produtividade, foi desenvolvida.
Título em inglês
Innovation in micro and small companies in the service sector: a case study of comercial laundries in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Domestic laundries
Innovation
Micro and small companies
Service sector
Resumo em inglês
The innovation in the service sector has been studied in a more intense way in the academic environment in the last few decades. However, the research about the innovation in micro and small services is still low, although this group of enterprises may be relevant in numeric terms and by its capacity of generating jobs. The purpose of this study is to verify the perception of the owners of commercial laundries over the influence in the adoption of competitiveness innovation and productivity of its business. The practices that lead to the innovation of process (with focus on sustainability and technology), of marketing and organizational (with focus on business models and front and back lines were studied. The research was also guided towards the analysis of the interrelationship among the many types of innovation adopted, the competiveness and the productivity in companies. The methodology chosen used the theoretical - documental bibliographic research, the qualitative field research (by demi-structured interviews with experts in the laundry area) and the quantitative research (by use of a field inquire with laundry samples in the city of São Paulo, with closed questions and the Likert scale). The hypothesis that were raised were originated from the theory, compared to the quantitative field results and analyzed the relationship between the adoption of several innovation types, the competiveness and productivity. The demi-structured interviews, thus as the quantitative research were organized as to show there are positive relations among these types of innovation studied, the competiveness and the productivity of the companies. Thus as allowed to infer that the adoption of one more type of innovation and the inter-relationship among its several types has a positive relation with the development of companies, expressed in the improvement of competiveness and productivity. A basic conceptual structure (framework) was developed that inter-relates the different types of innovation and these with the variants, competiveness and productivity
 
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Data de Publicação
2015-09-08
 
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