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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-19012009-114758
Documento
Autor
Nome completo
Gilnei Luiz de Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Fischmann, Adalberto Americo (Presidente)
Marx, Roberto
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Yu, Abraham Sin Oih
Zilbovicius, Mauro
Título em português
Integração entre P&D e planejamento estratégico
Palavras-chave em português
Indústria automobilística
Inovações tecnológicas
Planejamento estratégico
Resumo em português
Um dos determinantes da competitividade é a inovação. O P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de uma organização pode levar a um diferencial competitivo. Por isso o planejamento estratégico deve ficar atento à decisão estratégica de qual P&D empreender, e em que nível de recursos e prioridade. A integração entre as estratégias de P&D com as tecnologias e estratégias de negócios da organização é tão fundamental quanto a inclusão na administração organizacional do processo de P&D. Todavia a integração entre P&D e planejamento estratégico organizacional é uma tarefa árdua e complexa para qualquer organização. Esta pesquisa aponta para uma proposta de discutir a idéia de que o P&D e o planejamento estratégico devem ser simultaneamente integrados, i.e., o P&D deve conhecer e se envolver nas viabilidades econômico-comerciais de seus projetos e o planejamento estratégico deve considerá-lo nas macro-estratégias da corporação. De forma objetiva, pretende-se não só investigar a relação P&D e o processo de planejamento estratégico, como também examinar sua integração e complementaridade por meio dos processos decisórios e alinhamentos estratégicos em organizações que têm a P&D como importante diferencial competitivo. Para tanto, definem-se como esfera a ser analisada as subsidiárias brasileiras das montadoras de automóveis. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e tem um 'design' do tipo de avaliação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos, o trabalho apresenta características tanto de uma pesquisa experimental como de um estudo de caso. O plano de pesquisa adotado foi o de pesquisa exploratória, com vieses de pesquisa descritiva, em que os dados coletados foram tanto de natureza qualitativa como quantitativa. A avaliação qualitativa nesta pesquisa deu-se pela descrição, compreensão e interpretação dos fatos coletados, em contraposição a algumas avaliações quantitativas. A população-alvo da presente pesquisa foi composta por executivos de alto escalão de sete montadoras automobilísticas (Fiat, Ford, GM, Nissan, Pegeout, Renault e Volkswagen) que têm influência e contato nos Processos de Planejamento Estratégico e P&D. Para a coleta dos dados primários foram utilizadas entrevistas em profundidade e questionários semi-abertos e semi-estruturados. Como resultados, tem-se que: (i) há participação da alta direção no processo decisório de P&D; (ii) o pessoal de P&D tem autonomia nas decisões em suas áreas de atuação e no levantamento dos problemas a serem discutidos e analisados; (iii) o pessoal de P&D participa constantemente da definição do risco técnico de um negócio em todas as empresas, mas em algumas não participam do risco comercial deste negócio; (iv) as competências tecnológicas são levadas em consideração no planejamento estratégico; (v) existem correlações entre o Planejamento Estratégico e o P&D das montadoras, baseadas na relação da missão, visão e valores com quatro estratégias tecnológicas: 1. aumento da tecnologia existente, 2. transformação de oportunidades em usos práticos, 3. processo integrado entre o (1) e (2), e 4. novos processos e novas tecnologias; (vi) os objetivos tecnológicos são compatíveis com os objetivos estratégicos; (vii) as atualizações da estratégia corporativa e da estratégia tecnológica ocorrem de acordo com a política de cada empresa, havendo muitas semelhanças entre as atualizações dessas duas estratégias. Como conclusão deste trabalho tem-se que, respaldando-se em seu referencial teórico, há evolução na aproximação dos gestores de inovação com os responsáveis pelo processo de planejamento estratégico, dados os altos investimentos em P&D nos últimos anos. Por fim, quatro suposições são levantadas ao término desta pesquisa: (a) nas montadoras há uma tendência de um estilo de gestão alternativa com vieses participativos; (b) o monitoramento da adaptabilidade explica a rapidez na disseminação das inovações nos produtos finais ao mercado consumidor; (c) as matrizes apresentam forte controle nas decisões ligadas às tecnologias adotadas pela direção de suas filiais; e (d) nas montadoras há uma sincronia entre a atualização da estratégia corporativa e a atualização da estratégia tecnológica.
Título em inglês
Integration between strategic planning and R&D
Palavras-chave em inglês
Automobile assembler
Innovation technologies
Strategic planning
Resumo em inglês
Innovation is one of the most important determinants of competitiveness. The R&D (Research and Development) in an enterprise can take to a competitive advantage. Thus strategic planning should pay attention to which R&D strategic decisions undertake, and in what level of resources and priority. The integration between the strategies of R&D with the technology and business strategies of the firm is as fundamental as the inclusion of R&D in the management process. However, the integration between R&D and strategic planning is a difficult and complex task for any firm. This research points out a proposal to discuss the idea that R&D and corporate strategic planning should be simultaneously integrated, i.e., the R&D knowing and becoming involved with the economic-commercial viabilities of its projects and the strategic planning considering it in its macro-strategies. The aim of this research is to investigate the relationship of R&D and strategic planning, and to examine its integration and complementarity by means of the decision-making processes and strategic alignments in firms that have R&D as important competitive differential. For this purpose, the sphere to be analyzed is the Brazilian subsidiaries of car makers. This work is characterized as an applied research and has an evaluation type of design. Therefore it is an exploratory research. Considering the procedures the work has both characteristics of experimental research as well as case study. The research plan was of exploratory research biased to descriptive research, where the collected data were both of qualitative and quantitative nature. The qualitative evaluation in this research happened by the description, understanding and interpretation of the collected facts, in contrast to some quantitative evaluations. The target population of the present research was composed by executives of top level of seven automobile assemblers (Fiat, Ford, GM, Nissan, Peugeot, Renault and Volkswagen) that have influence and are involved with the processes of Strategic Planning and R&D. For the collection of the primary data in depth interviews were used and half-open and semistructured questionnaires. Research outcomes are: (i) there is participation of top management in the R&D decision-making process; (ii) R&D personnel has autonomy in the decisions concerning their areas of responsibility and in the survey of the problems that should be discussed and analyzed; (iii) R&D personnel usually participate of the technical risk definition of a business in all firms, but in some they do not participate in the commercial risk; (iv) the technological competences are taken in account in the strategic planning; (v) correlations between the strategic planning and R&D of the assemblers are noticed as existent, starting from the relationship of the mission, vision and values with four technological strategies: 1. to increase the existent technology; 2. to take opportunities in practical uses; 3. integrated process between the mentioned (1) and (2); and 4. new processes and new technologies; (vi) the technological objectives are aligned to the strategic objectives; and (vii) the updating of the corporate strategy and of the technological strategy happens according to the polices of each company, having a lot of likeness between the updating of these two strategies. This work concluded, based in its theoretical referential, that there is evolution in the approximation of innovation managers with the personnel responsible for the strategic planning process, given the high investments in R&D in the last years. Finally, four suppositions were raised at the end of this research: (a) in the assemblers there is a tendency of a style of alternative management with participative bias; (b) the monitoring of the adaptability explains the speed in the dissemination of the innovations in the final products to the consumer market; (c) the headquarters office have strong controls in the decisions linked to the technologies adopted by the board of its subsidiaries; and (d) in the assemblers there is a synchronization between the corporate strategy updating and the technological strategy updating.
 
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GILNEI_MOURA_FEA.pdf (1.95 Mbytes)
Data de Publicação
2009-03-31
 
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