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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2009.tde-18122009-105953
Document
Auteur
Nom complet
Sergio Antonio dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Mazzon, Jose Afonso (Président)
Crescitelli, Edson
Moretti, Sergio Luiz do Amaral
Titre en portugais
Lealdade às marcas de produtos e às marcas de lojas de varejo: um estudo comparativo entre consumidores de baixa e alta renda
Mots-clés en portugais
Comportamento do consumidor
Lealdade
Marcas
Resumé en portugais
O interesse em entender o comportamento do consumidor de Baixa Renda vem ganhando importância nos últimos anos. Este interesse crescente baseia-se no entendimento de que o crescimento futuro das economias e organizações empresariais dependem, cada vez mais, da inserção desses consumidores no processo de consumo. Esta dissertação teve como objetivo verificar se os consumidores de Baixa Renda apresentam diferenças no que se relaciona ao comportamento de lealdade à marca de produto em comparação à marca de varejo. Adicionalmente buscou comparar o comportamento de lealdade à marca de produto e marca de varejo entre os indivíduos de baixa renda e alta renda, e identificar as causas possíveis das diferenças encontradas. Para tanto foi realizada uma pesquisa tipo survey com consumidores de Baixa Renda e Alta Renda através de dois questionários estruturados, um para marcas de produtos (televisores) e outro para marcas de varejo. O processo de análise envolveu testes de proporção de diferenças, de médias e associação e de análise de variância múltipla.Os resultados indicaram que a posição na classe de renda não influenciou, de maneira estatisticamente significativa, o comportamento de lealdade, seja em relação às marcas de produto, seja em relação às marcas de lojas de varejo. Porém o estudo indicou a existência de diferenças significativas no processo de lealdade entre loja e produto, não associadas à renda, que indicam que o consumidor apresenta uma relação mais intensa com as marcas de produto do que com as marcas de loja. Neste sentido, os consumidores que responderam sobre marcas avaliaram melhor os construtos de Valor e Comprometimento, reconhecidos como antecedentes do comportamento de lealdade, do que aqueles que responderam sobre a marca de varejo. Ao final, são apresentadas as contribuições acadêmicas e gerenciais do estudo e sugestões para a realização de novos estudos.
Titre en anglais
Loyalty to product brands and retail store brands: a comparative study among low income and high income consumers
Mots-clés en anglais
Brands
Consumer behavior
Low-income segment
Loyalty
Resumé en anglais
Interest in understanding the behavior of Low Income consumer has been gaining importance lately. This increasing interest is based upon the understanding that the future growth of economies and enterprises depend more and more on the insertion of these consumers in consume process. The aim of this essay was to verify if Low Income consumers present differences concerning loyalty behavior towards the product brand and retail store brand. Moreover it tried to compare the loyalty behavior towards the product brand and retail store brand among people of Low Income and High Income and to identify the possible causes of the found differences . To reach this purpose it was performed a research type survey with Low Income and High Income consumers by means of two structured questionnaires, one concerned to product (television) brands and other concerned to retail stores brands. The analyses process dealt with tests of difference proportion , averages and association and analyses of multiple variance The results showed that the position in the income class had no influence, in a statistically significant way, on the loyalty behavior, either concerning product brands or retail store brands. However the study showed the existence of significant differences in the loyalty process between store and product not associated to income, which show that consumer has a more intense relationship with product brands than with store brands. In this way, the consumers that responded about brands evaluated better the constructs Value and Commitment, recognized as antecedents of the loyalty behavior, than the ones that responded about the retail store brand. At the end, the academic and managing contributions of the study as well the suggestions concerning further studies are presented.
 
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Date de Publication
2009-12-21
 
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