• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2007.tde-18102007-095122
Documento
Autor
Nome completo
Aurélio Ubirajara de Luccas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Jose de Oliveira (Presidente)
Eid Junior, William
Securato, Jose Roberto
Título em português
Modelos de precificação de opções com saltos: análise econométrica do modelo de Kou no mercado acionário brasileiro
Palavras-chave em português
Derivativos
Finanças
Opções financeiras
Resumo em português
Esta dissertação revisa a literatura acadêmica existente sobre a teoria de opções utilizando os modelos de precificação com saltos. Os conceitos foram equalizados, a nomenclatura foi padronizada, sendo gerado um material de referência sobre o assunto. O pressuposto de lognormalidade com volatilidade constante não é aceito pelo mercado financeiro. É freqüente, no meio acadêmico, a busca de modelos que reproduzam os fenômenos observados de leptocurtose ou assimetria dos log-retornos financeiros e que possuam a mesma robustez e facilidade para manipulação analítica do consagrado modelo de Black-Scholes. Os modelos com saltos são uma alternativa para esse problema. Avaliou-se o modelo de Kou no mercado acionário brasileiro composto por um componente de difusão que segue um movimento browniano geométrico e um componente de saltos que segue um processo de Poisson com intensidade do salto descrito por uma distribuição duplamente exponencial. A simulação histórica do modelo aponta, em geral, uma superioridade preditiva do modelo, porém as dificuldades de calibração dos parâmetros e de hedge em mercados incompletos são as principais deficiências para o uso dos modelos com saltos.
Título em inglês
Option pricing models with jumps: econometric analysis of the Kuo's model in the Brazilian equity market
Palavras-chave em inglês
Black-Scholes - Model
Calibration
Derivative
European option
Finance
Incomplete market
Kou's model
Lévy process
Volatility
Resumo em inglês
This master dissertation reviews the academic literature about option pricing and hedging with jumps. The theory was equalized and the notation was standardized, becoming this document a reference document about this subject. The log-normality with constant volatility is not accepted by the market. Academics search consistent models with the same analytical capabilities like Black-Scholes? model which can support the observed leptokurtosis or asymmetry of the financial daily log-returns behavior. The jump models are an alternative to these issues. The Kou?s model was evaluated and this one consists of two parts: the first part being continuous and following a geometric Brownian motion and the second being a jump process with its jump intensity defined by a double exponential distribution. The model backtesting showed a better predictive performance of the Kou´s model against other models. However, there are some handicaps regarding to the parameters calibration and hedging.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.