• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-17122010-100342
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Maria Schmidt
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Saes, Maria Sylvia Macchione (Presidente)
Dreher, Marialva Tomio
Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Rossignolo, Vivian Lara dos Santos Silva
Zylbersztajn, Decio
Título en portugués
Criação e apropriação de valor no sistema agroindustrial do vinho do Vale dos Vinhedos
Palabras clave en portugués
Coletivismo
Redes complexas
Valor (Administração)
Vinho
Resumen en portugués
O que motivou a realização desse trabalho foi estudar estruturas organizacionais complexas, uma vez que tais formas - pouco exploradas empiricamente - têm sido muito atuantes no atual cenário econômico. Além disso, investigações nesse campo são importantes porque a literatura da área não apresenta consenso sobre o impacto e o desempenho desses modelos organizacionais. Assim, esta pesquisa colabora com um maior entendimento sobre as estruturas complexas, investigando uma rede inserida no sistema agroindustrial do vinho, no Vale dos Vinhedos - RS. Esta é uma região rural formada por vinícolas, produtores de uva, hotéis, pousadas, restaurantes e artesanatos. Dentro desse sistema complexo ocorrem várias ações coletivas, destacando-se a obtenção do Selo de Indicação de Procedência dos vinhos finos da região, em 2002. Essa certificação afeta vários atores, sendo que se desconhecia o impacto da ação para os diferentes agentes envolvidos. Assim, este estudo identificou como a rede do Vale dos Vinhedos possibilita a criação de valor para os atores coletivos nela inseridos, além de analisar como ocorre a apropriação do valor gerado na rede entre os agentes. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas e questionários realizados com produtores e vinícolas. Para a análise dos dados, utilizaram-se os métodos econométrico e descritivo. Em relação ao primeiro, realizaram-se regressões e os dados foram organizados em modelo painel. Os principais resultados apontam para um cenário de criação de valor na rede vitivinícola. O selo de Indicação de Procedência possui impacto positivo sobre a venda de vinhos finos das vinícolas, além de influenciar de forma positiva a venda de vinhos comuns dessas firmas, o que conduz a um contexto de formação de externalidades. Também comprovou-se que a certificação apresenta influência positiva sobre a renda por hectare dos produtores de uva da região. Porém, no que tange à apropriação do valor gerado pela rede, evidenciou-se que os atores possuem ganhos diferenciados. Os resultados sugerem que as vinícolas conseguem se apropriar mais do que os viticultores do valor criado pela rede. Ainda cumpre destacar que a rede possibilita criação de valor para outros atores envolvidos, como hotéis, restaurantes, comércios, pousadas e artesanatos, uma vez que promove geração de externalidades positivas, como: aumento do número de turistas na região; geração de empregos; reconhecimento da região em todo o país e no exterior; fortalecimento dos diversos estabelecimentos comerciais inseridos no vale e valorização dos imóveis rurais. De maneira geral, a pesquisa demonstra que os ganhos e as fontes de criação de valor existentes em redes superam os riscos e custos de tais sistemas coletivos. Esse estudo apresenta relevante contribuição, principalmente, se considerado que o Vale dos Vinhedos serve de modelo para outras regiões do país, uma vez que é pioneiro em termos de certificação geográfica no Brasil.
Título en inglés
Value creation and appropriation in the wine agribusiness system of Vale dos Vinhedos
Palabras clave en inglés
Collective systems
Grape growers.
Networks
Value appropriation
Value creation
Wine network
Wineries
Resumen en inglés
What motivated the realization of this research was to study complex organizational structures, since such forms - little explored empirically - have been active in the current economic scenario. Moreover, investigations in this field are important, since the literature regarding this subject does not present a consensus on the impact and performance of these organizational models. Therefore, this research contributes with a greater understanding on complex organizational systems, by investigating a network inserted in the agro-industrial system of wine, in Vale dos Vinhedos - RS. This is a rural region formed by wineries, grape growers, hotels, restaurants, inns and craftworks. Within this complex system, it occurs several collective actions, with special mention to the acquisition of the Indication of Origin Label of fine wines, in 2002. This certification affects several actors in the collective system, but the impact of the action on the agents involved is unknown. Therefore, this study identify how the network of Vale dos Vinhedos enables the value creation for the collective actors involved, as well as analyses how the value appropriation occurs between the agents. The empirical data were obtained through interviews and questionnaires conducted with wineries and grape growers. Econometric and descriptive methods were used to analyze the data. In relation to the first method, regressions were performed and the data were organized in a panel model. The main results point to a value creation scenario in the investigated network. The Indication of Origin Label has a positive impact on the sales of fine wines from wineries and also has a positive influence on the sales of common wines of these firms, leading to a formation context of externalities. The survey also found that the certification has a positive influence on the local wine producers income. However, regarding to the appropriation of the value generated by the network, it became evident that the actors have different gains. The results suggest that wineries can appropriate more the value created by the network than the growers. It should also be noted that the network enables value creation for other stakeholders, such as hotels, restaurants, shops, inns and crafts, since it promotes the generation of positive externalities as: increasing numbers of tourists, employment generating, recognition of the region around the country and abroad, strengthening of various shops in the region and valuation of rural properties. In general, the research shows that the gains and the sources of value creation in networks outweigh the risks and costs of such collective systems. This study presents relevant contribution, especially when considering that Vale dos Vinhedos is a model for other regions of the country, since it is a pioneer in terms of geographic certification in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CarlaMariaSchmidt.pdf (2.99 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.