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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Júlio Portella Puschel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Mazzon, Jose Afonso (Presidente)
Hernandez, Jose Mauro da Costa
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Título em português
Mobile banking: proposição e teste de um modelo integrativo de adoção de inovações
Palavras-chave em português
Comportamento do consumidor
Difusão de tecnologia
Inovações tecnológicas - Administração
Resumo em português
Nesta dissertação são investigados os fatores que influenciam a adoção de inovações com base na proposta e aplicação de um modelo integrativo dentro do contexto de adoção do mobile banking. Para tanto, foram utilizados modelos consagrados de teorias de adoção de inovações e tecnologias e de previsão de comportamentos, considerando atitudes e intenção em relação ao comportamento, modelos estes aplicados de maneira integrada por alguns autores. Buscou-se então a proposição de um modelo que proporcionasse uma explicação mais aprofundada dos fatores antecedentes à adoção de uma inovação, e que também possibilitasse o estudo da relação entre esses fatores. Adicionalmente, comparou-se os fatores influenciadores de adoção de mobile banking, entre usuários e não usuários do serviço, de forma a identificar diferenças no processo de adoção entre os dois grupos. As principais contribuições desta dissertação são a identificação dos fatores mais importantes no processo de adoção do mobile banking e suas relações, e a proposição uma linha de pesquisa para estudos científicos sobre serviços móveis, área que tem obtido grande interesse dos pesquisadores. O método de coleta de dados utilizado nesta dissertação foi baseado em survey com questionários autoadministrados pela internet. Em relação à análise dos resultados, optou-se pelo uso do mínimo quadrado parcial (Partial Least Squares ou PLS) para a obtenção não apenas das relações dos construtos independentes e dependentes, mas também das relações existentes entre todos os construtos do modelo proposto. Destaca-se por fim que o modelo proposto possibilita a explicação elevada da proporção da variância do construto intenção, obtendo-se diferenças significativas entre os padrões de adoção de usuários e não usuários de mobile banking. Estes resultados possibilitam um avanço de um modelo teórico, para o delineamento de uma linha de pesquisa para futuros estudos sobre a adoção de serviços oferecidos por meio de telefone celular.
Título em inglês
Mobile banking: proposition of an integrated innovations adoption's framework
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Innovation difusion
Mobile banking
Technology adoption
Resumo em inglês
In this Project, factors that influence innovations adoption are investigated based on an integrative model applications proposal within mobile banking adoption context. Therefore, consecrated theoretical models, widely applied on innovation and technology adoption theories and behavior predicting based on attitudes and intentions towards a behavior, are considered integrated as previously proposed by some authors. In addition, the project proposes a model that allows a deeper investigation on antecedents factors towards innovation adoption and also studies existents relations within these factors. Furthermore, mobile banking users and non users adoption influence factors were compared targeting to investigate possible difference among the two groups. This projects main contributions are the identification of the most relevant factors within mobile banking adoption process and these factors relations among themselves and the proposition of a research line for scientific studies on mobile services adoption, area that has obtained great interest from researchers. Data collection method used in this project was based on the survey method with self administrated questionnaires over the internet. For data analysis, Partial Least Square (PLS) method was used to identify relations not only within independent and dependent constructs but also within all constructs in the proposed model. To sum up, the proposed model offers a high variance explanation of the intention construct, offering significant differences among mobile banking users and non users adoption patterns, considering a theory model that allows the possible definition of a research line for future research on adoption of services offered via a mobile phone.
 
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Data de Publicação
2009-12-21
 
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