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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-17042014-135427
Documento
Autor
Nome completo
Lincon Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Almir Ferreira de (Presidente)
Luporini, Carlos Eduardo de Mori
Pace, Eduardo Sergio Ulrich
Título em português
Criação de valor para acionistas de empresas adquirentes em processos de F&A e análise de eficiência de mercado entre 2001 e 2011
Palavras-chave em português
Administração financeira
Empresas - Avaliação
Valor (Administração)
Resumo em português
Com o crescimento da economia brasileira as operações de Fusões e Aquisições tem vivenciado um franco crescimento. Segundo trabalhos recentes sobre o tema, esse tipo de operação tem um componente estratégico muito superior ao simples ganho imediato de valor, tese que se justifica com os trabalhos empíricos atuais, que encontram fortes evidências que a empresa adquirente, frequentemente, perde valor de mercado, através da queda no preço das suas ações, nos dias seguintes à combinação empresarial. No entanto, a maioria dos trabalhos sobre o tema versam sobre operações de Fusões e Aquisições no mercado norte-americano e europeu, onde estruturas regulatórias e cultura de proteção aos acionistas minoritários divergem muito das situações encontradas no Brasil. Por outro lado, a economia brasileira após a implantação do Plano Real é relativamente recente, mas sendo permeada por crises internacionais e nacionais na década de 1990, além de um período de intenso programa de privatizações que fez surgir grandes grupos econômicos nacionais, tornando esse período um intervalo temporal único, e que as evidências encontradas nesse período possam não ter muita aderência à atual realidade brasileira. Através de um estudo de caso com 121 empresas listadas na BOVESPA, foi analisado a criação de valor para o acionista da empresa adquirente através de uma janela temporal de 20 dias antes e 20 dias após o anúncio do fato relevante que dá início a combinação empresarial. Foram utilizados dois métodos para observar a criação ou destruição de valor para o acionista, o método do retorno de mercado e o método do modelo de mercado ajustado, que demonstraram ser idênticos para a análise proposta. Analisando operações de combinação empresarial de 2001 a 2011, as empresas adquirentes foram agrupadas através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e submetidas a critérios de seleção da amostra que reduziu o grupo estudado a três setores econômicos, o da Indústria de Transformação, o de Informação e Comunicação e por fim o de Serviços Financeiros. Os resultados sugerem que os investidores tem informações sobre a operação de Fusão e Aquisição antes da divulgação do Fato Relevante pelas empresas, fazendo com que as ações experimentem altas em seus preços dias antes do anúncio, assim como foram encontradas evidências que o Setor Financeiro tem um comportamento que rejeita a hipótese de eficiência de mercado em sua forma semiforte.
Título em inglês
Creation of value for shareholders of acquiring companies in M&A processes and market efficiency analysis between 2001 and 2011.
Palavras-chave em inglês
Market efficiency
Merger and acquisition
Value creation
Resumo em inglês
In the past few years, with the growth of the Brazilian economy, operations of Mergers and Acquisitions had experienced significant growth. According to recent papers, this type of operation has a strategic component far superior to the simple gain of immediate value, a thesis justified with empirical work showing strong evidence that the acquiring company often loses market value, noticed by the falling prices of its shares in the days following the merger announcement. However, most studies on the subject deal with operations of Mergers and Acquisitions in the U.S. market and Europe, where regulatory structures and culture of protection of minority shareholders are much different from the situations we find in Brazil. On the other hand, the stability of the Brazilian economy, after the Real Plan, is relatively recent, being permeated by national and international crises in the 1990s. Through a case study with 121 companies listed on the BOVESPA, we analyzed the creation or value for shareholders of the acquiring company through a time window of 20 days before and 20 days after the announcement of the merger. Two methods were used to observe the creation or destruction of shareholder value, the method of the market return and the method of adjusted market model, which proved to be identical to the proposed analysis. Analyzing business combination transactions from 2001 to 2011, the acquiring companies were grouped by the National Classification of Economic Activities (CNAE) and subjected to a selection criteria that reduced the sample group to three economic sectors, the Manufacturing Industry, the Information and Communication and finally the Financial Services. The results suggest that investors have information about the operation of Merger and Acquisition before the announcement, causing stocks to experience increases in their prices days before the announcement, and evidence was found that the financial sector has a behavior that rejects the hypothesis of market efficiency in its semi-strong form.
 
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LinconLopes.pdf (2.42 Mbytes)
Data de Publicação
2014-04-22
 
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