• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-17032020-155700
Documento
Autor
Nome completo
Samuely Bezerra Barbosa Laurentino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Hamza, Kavita Miadaira (Presidente)
Cordeiro, Rafaela Almeida
Ferraz, Sofia Batista
Veloso, Andres Rodriguez
Título em português
Os perfis de consumidores de atividades culturais e os fatores de exclusão da participação cultural de brasileiras e brasileiros
Palavras-chave em português
Capital cultural
Consumo cultural
Marketing das artes
Teoria da reprodução social
Resumo em português
Toda pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam. Este é o artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cultura como um direito universal deveria fazer da participação cultural um tema prioritário das agendas governamentais, o que não é a realidade em muitos países. Diante deste contexto, o presente estudo buscou investigar os perfis de consumidores de atividades culturais no Brasil. Este objetivo se desdobrou em outros quatro. Os três primeiros se referem à identificação e descrição dos perfis dos atuais consumidores de atividades culturais no Brasil, dos grupos com comportamentos diferentes em relação às atividades e analisar comparativamente os grupos quanto às características sociodemográficas e comportamentais. O quarto objetivo específico se preocupou com a identificação e descrição do grupo mais excluído da participação cultural, além da averiguação dos fatores relacionados a esta exclusão. Para alcance destes objetivos, a revisão bibliográfica levantou temas sobre cultura, capital cultural, as noções de habitus e campo de Bourdieu, a teoria da reprodução social (Social Reproduction Theory) e o marketing de artes. Quanto aos métodos, optou-se por utilizar métodos mistos. Foram utilizados dados de uma survey realizada em 2017, com 10630 respondentes em 12 capitais brasileiras, com coleta conduzida pelo Instituto Datafolha e desenhado pela empresa JLeiva. Para o complemento qualitativo, utilizaram-se dados de dois grupos focais realizados em duas capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro. Para a análise quantitativa utilizou-se análise de cluster com o auxílio do IBM SPSS. Enquanto para a análise qualitativa, foi realizada análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo Pro 12. Os principais achados contextualizam a teoria de distinção de Bourdieu (2017) à medida que explicitam a existência de perfis de consumidores de atividades culturais com diferenças relacionadas aos aspectos de classe e escolarização, e situam a questão do acesso à Internet como fator socializador do indivíduo para o consumo de cultura. Outros resultados, relacionados à exclusão da participação cultural, sugerem que há uma poderosa relação entre o trabalho reprodutivo imputado à mulher e a série de impedimentos que ela tem de ativamente considerar a prática de atividades culturais. É possível inferir que a posição da mulher em relação à sociedade, especialmente quando ela é de classes sociais menos favorecidas, pressupõe um nível de violência simbólica que mina suas possibilidades de participação cultural através de vários pontos: pouco tempo livre, muitas atividades domésticas e trabalho reprodutivo, pouco capital econômico, dependência da figura masculina em diversos fatores que formam os habitus da mulher e, em parte, a não realização de que todos estes aspectos estejam interligados. Por fim, os principais resultados foram discutidos de acordo com o referencial teórico, apontando contribuições teóricas para as áreas de comportamento do consumidor, consumo cultural e audience development, além de contribuições práticas para o desenvolvimento de políticas públicas e culturais, contando com sugestões para pesquisas futuras.
Título em inglês
Cultural consumers profiles and the exclusion factors of brazilian cultural participation
Palavras-chave em inglês
Arts marketing
Cultural capital
Cultural consumption
Social reproduction theory
Resumo em inglês
Everyone has the right freely to participate in the cultural life of the community, to enjoy the arts and to share in scientific advancement and its benefits. Article 27 of the Universal Declaration of Human Rights sets culture as a universal right, which should make cultural participation a priority theme of government agendas, although not the reality in many countries. Given this context, the present study sought to investigate consumer profiles of cultural activities in Brazil. This goal unfolded into four others. The first three refer to the identification and description of the profiles of current consumers of cultural activities in Brazil, also groups with different behaviors in relation to those activities and comparing the groups regarding sociodemographic and behavioral characteristics. The fourth specific goal was concerned with the identification and description of the group most excluded from cultural participation, as well as the investigation of factors related to this exclusion. To achieve these objectives, the literature review raised themes about culture, cultural capital, Bourdieu's notion of habitus and field, Social Reproduction Theory and arts marketing. As for the methods, mixed methods were applied. It was used data from survey conducted in 2017 with 10630 people in 12 Brazilian cities, conducted by Datafolha and designed by JLeiva. For more depth in qualitative analysis, it was used data from two focus groups conducted in São Paulo and Rio de Janeiro. It was used, for quantitative analysis, cluster analysis with the IBM SPSS. For the qualitative analysis, content analysis was performed with NVivo Pro 12. The main findings contextualize Bourdieu's (2017) theory of distinction as they explain the existence of consumer profiles of cultural activities with differences related to aspects of class, income and education, and situate the issue of Internet access as a prominently socializing factor for the person's cultural consumption. Other findings related to the exclusion from cultural participation suggest that there is a powerful relation between women's imputed reproductive labor and the range of impediments to actively consider the practice of cultural activities. It is possible to infer that the relational position of women in society, especially when she is from lower economic classes, represents a level of symbolic violence that undermines her possibilities of cultural participation through several key points: little to no free time, household and domestic activities, reproductive labor, little economic capital, dependence of the male figure on different aspects that form women's habitus and, in part, the failure to realize that all these aspects are connected. Finally, the main results were discussed according to the theoretical framework, pointing theoretical contributions to the areas of consumer behavior, cultural consumption and audience development, as well as practical contributions to the development of public and cultural policies, with suggestions for future research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
OriginalSamuely.pdf (1.84 Mbytes)
Data de Publicação
2020-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.