• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-17012017-150022
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Vinicius da Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Saes, Maria Sylvia Macchione (Presidente)
Cabral, Sandro
Caixeta Filho, Jose Vicente
Título em português
Investimento em infraestrutura no Brasil: políticas públicas, agronegócio e desenvolvimento econômico
Palavras-chave em português
Agronegócio
Desenvolvimento econômico
Infraestrutura de transportes
Investimentos
Resumo em português
A infraestrutura logística é essencial para o desenvolvimento econômico. Diversos trabalhos evidenciam os problemas de infraestrutura existente no Brasil, devido ao baixo nível de investimento por parte do Estado e do setor privado, que geram ineficiências em diversos setores produtivos da economia. Inserida nessa temática, esta pesquisa foi dividida em três partes: (i) a primeira foca nos efeitos das políticas públicas do Estado brasileiro para o desenvolvimento da infraestrutura logística no País; (ii) a segunda, investiga o crescimento do agronegócio no Brasil, e seus efeitos sobre o investimento em infraestrutura; e (iii) a terceira, analisa o desenvolvimento econômico e social como consequências dos investimentos em infraestrutura de transporte. Em termos metodológicos, análise de cluster combinada com a dados em painel foram os métodos utilizados na parte (i) e o Propensity Score Matching nas partes (ii) e (iii). Os resultados alcançados mostram que as políticas públicas brasileiras atreladas ao investimento em infraestrutura (PAC e PIL) aumentaram significativamente os investimentos privados em infraestrutura de transporte. O trabalho também mostra efeito positivo do agronegócio brasileiro na realização de investimento, evidenciando que regiões caracterizadas pelo crescimento da agricultura tendem a receber investimentos em infraestrutura em nível superior em comparação com as outras regiões do país. Além disso, o trabalho evidencia também, analisando o caso da rodovia BR-163, o efeito positivo dos investimentos em infraestrutura logística no desenvolvimento econômico e social. As conclusões destacam a importância do aperfeiçoamento das políticas públicas que visam promover o desenvolvimento econômico a partir de investimentos em infraestrutura no Brasil, ressaltando a existência de regiões menos susceptíveis à captação do investimento privado.
Título em inglês
Infrastructure investment in Brazil: public policies, agribusiness and economic development.
Palavras-chave em inglês
Agribusiness
Economic development
Investments
Transport infrastructure
Resumo em inglês
The logistic infrastructure is essential for economic development. Several studies have shown Brazilian infrastructure problems, as consequence of the low level of investment by the state and the private sector, which generates inefficiencies in different sectors of the economy. Related to this issue, this work is divided in three parts: (i) the first one focuses on the effects of the Brazillian public policies related to the development of the infrastructure in the country; (ii) the second part investigates the growth of the agribusiness in Brazil and its effects on infrastructure investment; and (iii) the third part analyses the economic and social development as function of investments in transport infrastructure. In terms of methodology, the cluster analysis combined with panel data analysis were the methods used in the part (i); and the propensity score matching in the parts (ii) and (iii). The results obtained show that the Brazilian public policies linked to investment in infrastructure (PAC and PIL) significantly increased private investment in transportation infrastructure. The work also points out positive effect of Brazilian agribusiness in the atraction of investments, showing that regions characterized by agriculture growth tend to receive investments in infrastructure at a higher level in comparison to other regions of the country. In addition, the study shows, analyzing the case of the BR-163 highway, positive effect obtained from investments in logistics infrastructure for the economic and social development. The findings highlight the importance of improvement of public policies to promote economic development based on infrastructure investments in Brazil, highlighting the existence of regions less attractive to private investment
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-02-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.