• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-16042009-093301
Document
Auteur
Nom complet
Patrícia Portella Prado Galhano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Fischer, Andre Luiz (Président)
Barros, Virginia Parente de
Fleury, Maria Tereza Leme
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Sabbag, Paulo Yazigi
Titre en portugais
Competências críticas e gestão do conhecimento em empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica após o advento do marco regulatório
Mots-clés en portugais
Competência organizacional
Conhecimento
Estratégia organizacional
Gestão do conhecimento
Resumé en portugais
O trabalho realizado analisa a atividade de distribuição de energia elétrica no cenário posterior à publicação das leis n° 10.847 e n° 10.848 (2004), as quais propõem novas regras de comercialização de energia. O estudo busca contribuir com uma questão de pesquisa mais ampla sobre organizações que atuam em ambientes fortemente regulados. É, também, objeto deste estudo ver como as mudanças no marco regulatório interferiram nas estratégias, competências e, por conseguinte, na forma destas organizações gerirem conhecimentos e competências. Os pontos de partida teóricos foram dois: estratégia organizacional e competência organizacional, incluindo o conceito de capacidades dinâmicas. A discussão teórica envolveu também o conceito de conhecimento e gestão do conhecimento. A abordagem metodológica baseou-se na perspectiva fenomenológica e em termos epistemológicos recai sobre o aspecto relacional. A pesquisa envolveu quatro etapas distintas, mas inter-relacionadas. Primeiro, houve a análise das condições atuais do marco regulatório. Posteriormente, realizaram-se entrevistas com especialistas do setor elétrico. Em uma terceira etapa, realizou-se estudo de caso em duas concessionárias de distribuição de energia elétrica. Finalmente, foram considerados os resultados obtidos pela Survey realizada por uma equipe de pesquisadores com subsídio da ANEEL, referente ao período de 2005 a 2007, intitulada Definição de Um Modelo Específico de Gestão do Conhecimento Adequado à Realidade de Uma Concessionária de Distribuição de Energia. A pesquisa realizada demonstrou que aquelas organizações que atuam em ambientes fortemente regulados, como as distribuidoras de energia elétrica, com as mudanças no marco regulatório ocorridos em 2004, efetivamente precisaram repensar seu direcionamento estratégico e com isso as competências críticas, para o bom desempenho de seu negócio, o que resultou na demanda efetiva de novos conhecimentos e na gestão destes novos conhecimentos.
Titre en anglais
Critical skills and knowledge management in enterprises concessionaires of electric energy distribution after the advent the regulatory framework
Mots-clés en anglais
Knowledge
Knowledge management
Organizational competence
Organizational strategy
Resumé en anglais
This study analyzes the activity of distribution of electric energy, after the new laws no. 10.847 and no. 10.848 (2004). These laws brought new rules to the commercialization of energy. This study focuses on a larger research about organizations that work in a very regulated situation. It also focuses on how the changes in the regulatory new rules interfered in the strategies, competences and, as a consequence, in the way such organizations created knowledge and such competences. The theoretical starting points were two: organizational strategy and organizational competences, including the concept of dynamic capacities. The theoretical discussion included also the concept of knowledge and knowledge management. The methodological approach was based on the phenomenological perspective and, as far as epistemology is concerned, the approach focused on the relational aspect. There were four different phases in this study, but all inter-related. First, there was the analysis of the present conditions of the regulatory new rules. Then there were interviews with specialists on the electric area. Third, there was case study on two companies of distribution of electric energy. Finally, the results of a survey were considered. The survey named Definição de Um Modelo Específico de Gestão do Conhecimento Adequado à Realidade de Uma Concessionária de Distribuição de Energia (Definition of a Specific Model of Knowledge Management Adapted to the Reality of a Company of Energy Distribution) was carried out by a team of researchers with the support of ANEEL, covering the period from 2005 to 2007. The research showed that those organizations that work in very regulated situations, such as the companies that distribute electric energy, due to the changes in the regulatory new rules happened in 2004, needed to check their strategic thinking and as consequence their critical competences for the good performance of their business, resulting in a demand for new knowledge and in the management of such new knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Patricia.pdf (1.52 Mbytes)
Date de Publication
2009-04-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.