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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-16042005-143441
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Pitelli de Britto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Presidente)
Bortoli Neto, Adelino de
Cosenza, Antonio Jesus de Britto
Título em português
Competição global uma contribuição para o estudo da competitividade da indústria paulista
Palavras-chave em português
Comércio Exterior
Competitividade Industrial
CORE
Estratégia Global
Exportação
Marketing Internacional
Resumo em português
O presente estudo tem por objetivo mensurar e avaliar a prontidão para exportar das Indústrias Paulistas utilizando, para isso, o referencial teórico presente na literatura sobre Estratégia e Marketing Internacional e o software CORE (Company Readiness to Export) desenvolvido pela Michigan State University. Como anseios adicionais, espera-se aferir a aplicabilidade deste software à realidade brasileira e levantar hipóteses sobre as políticas públicas passíveis de serem implementadas no sentido de fomentar a exportação de indústrias do Brasil. Este trabalho apoiou-se em pesquisa descritiva, realizada em uma amostra aleatória composta de 393 empresas industriais sediadas no Estado de São Paulo. As principais conclusões apontam para a falta de prontidão da indústria paulista para a atividade exportadora e, simultaneamente, sugerem estratégias e ações alternativas para superar essas dificuldades. O método de análise de dados incluiu a elaboração de modelos de regressão linear e múltipla para detectar a influência das variáveis independentes avaliadas (porte, setor, ação internacional, presença de capital estrangeiro) sobre a variável dependente Prontidão para Exportar.
Título em inglês
Global Competition a contribution to the Brazilian manufacturer competitiveness research
Palavras-chave em inglês
CORE
Exporting
Global Strategy
International Marketing
International Trade
Manufacturer Competitiveness
Resumo em inglês
This study has the objective of measuring and evaluating the readiness to export of Manufacturing Companies from São Paulo (Brazilian State) using the theoretical mainframe present in the literature about International Strategy and Marketing and the software CORE (Company Readiness to Export) developed by Michigan State University. As secondary aims, it is expected to gauge the applicability of this software to the Brazilian context and to raise hypothesis over public policies capable of being implemented in order to foment the Brazilian manufacturers exports. This work is sustained in a descriptive research, conducted on a random sample composed of 393 manufacturing companies based in São Paulo State. The main conclusions point to the lack of readiness to export of manufacturing companies based in São Paulo State and, simultaneously, suggest strategies and alternative actions to overcome these difficulties. The data analysis method included the elaboration of multiple and simple regression models to detect the influence of the independent variables (size, industry, international action, presence of international capitals) over the dependent variable Readiness to Export.
 
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Data de Publicação
2005-05-11
 
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