• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-15032013-173518
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Bassi Sutter
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Polo, Edison Fernandes (Presidente)
Robic, André Ricardo
Toledo, Geraldo Luciano
Título en portugués
A imagem do país de origem como fonte de vantagem competitiva no mercado internacional: um estudo exploratório no segmento da moda brasileira
Palabras clave en portugués
Administração estratégica
Cultura brasileira
Imagem - Brasil
Moda
Vantagem competitiva
Resumen en portugués
O estudo relaciona dois temas relevantes e atuais: a imagem do país de origem e fontes de vantagens competitivas. O Brasil passa por um momento de destaque no âmbito internacional pelo ganho de visibilidade que tem recebido em função da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio em 2016. Por isso, o mercado internacional demonstra interesse pela oferta brasileira, assim, a conjuntura atual mostra-se oportuna para empresas desenvolverem suas ofertas para inserção em mercados externos. Algumas pesquisas indicam que o Brasil transmite a imagem de um país habitado por pessoas alegres e acolhedoras, com clima tropical e com paisagens paradisíacas. Nesse sentido, o presente estudo tem como proposta compreender se os atributos da imagem do país de origem representam fonte de vantagem competitiva no mercado internacional. Optou-se por realizar o estudo no segmento da moda brasileira. De modo a responder ao problema proposto, levantou-se o referencial teórico relacionado: às fontes de vantagens competitivas, à imagem do país de origem, ao segmento da moda, à brasilidade e aos atributos de brasilidade na moda. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Para coleta de dados elaborou-se dois roteiros de entrevista semiestruturados que foram utilizados para entrevistar, em profundidade, cinco agentes de apoio à inserção da moda brasileira no mercado internacional (roteiro um) e quatro agentes de mercado demandantes (roteiro dois). Os dados foram coletados por meio de entrevista centralizada no problema e analisados utilizando-se a técnica de análise de discurso. Os resultados obtidos sugerem que a imagem do Brasil é entendida pelo mercado internacional como um país com pessoas afetivas e hospitaleiras, com mulheres sensuais, que apresenta uma cultura miscigenada (índios, africanos, portugueses e imigrantes de outros países europeus), com natureza abundante e com a economia em ascensão. No entanto, especificamente no contexto da moda, o mercado ainda não tem um conceito formado sobre a imagem do Brasil. Assim, percebeu-se que os atributos da brasilidade na moda podem ser fonte de vantagem competitiva em transações entre fronteiras, a partir do momento que forem comunicados e compreendidos pelo mercado internacional. Dentre os oito atributos da imagem do Brasil na moda identificados na literatura, quatro foram destacados como elementos diferenciadores, a saber: cores, estampas, forma e volumes e estilo de vida. Outro resultado do estudo sugere que a oferta de moda no mercado internacional deve ser proposta por meio de uma combinação de elementos distintivos, como: design, qualidade, serviços e suporte e a imagem do país de origem. Assim, entende-se que a imagem do país de origem é um dentre os elementos distintivos que as marcas de moda devem desenvolver em suas ofertas. O estudo contribui ao trabalhar variáveis pouco pesquisadas, contribuindo com o conhecimento sobre a imagem do país de origem como fonte de vantagem competitiva no segmento da moda. A investigação contribui também ao sugerir atributos e elementos distintivos que podem ser utilizados para gerar competitividade às empresas de moda que almejam comercializar entre fronteiras.
Título en inglés
The country of origin image as a source of competitive advantage in the international market: an exploratory study on the Brazilian fashion segment
Palabras clave en inglés
Brazil-image
Brazilian culture
Competitive advantage
Fashion
Strategic management
Resumen en inglés
The study combines two relevant and current themes: the country of origin image and sources of competitive advantages. Brazil is going through a prominent moment in the international context due to the visibility that it has gained because of the 2014 World Cup and the 2016 Olympics in Rio. Therefore, the international market has shown interest in the Brazilian offerings, so the current situation proves timely for companies to develop their offerings to be inserted into foreign markets. Some researches indicate that Brazil conveys the image of a country inhabited by cheerful and welcoming people, with tropical climate and idyllic landscapes. Thus, the present study proposes to understand whether the country of origin image attributes´ represent a source of competitive advantage in the international market. The Brazilian fashion segment was chosen to conduct the study. In order to answer the proposed problem the theoretical framework related to: the sources of competitive advantage, the country of origin image, the fashion segment, the Brazilianness and the attributes of Brazilianness in fashion was reviewed. An empirical study of exploratory and qualitative approach was conducted. For data collection two semistructured interview scripts were elaborated and applied to interview in depth, five support agents of Brazilian fashion to be inserted in international markets (script 1) and four international fashion buyers (script 2). Data were collected through centered interviews on the problem and analyzed using the discourse analysis technique. The results suggest that Brazil's image is perceived by the international market as a country with hospitable and affective people, with sensual women, which presents a mixed culture (Indians, Africans, Portuguese and immigrants from other European countries), with abundant nature and with a rising economy. However, specifically in the context of fashion, the market has not yet developed the concept of Brazil´s Image. Thus, it was realized that the attributes of Brazilianness in fashion can be a source of competitive advantage in cross-border transactions, once they are communicated and understood by the international market. Among the eight attributes of Brazil´s image in fashion identified in the literature, four were highlighted as differentiating elements, namely colors, prints, forms and volumes and lifestyle. Another result of the study suggests that fashion offers in foreign markets should be proposed through a combination of distinctive elements, such as design, quality, service and support and the country of origin image. Thus, it is understood that the country of origin image is one of the distinctive elements that fashion brands should develop in their offerings. The study contributes to relate variables that have been little studied in a scientific manner, applying knowledge over the country of origin image as a source of competitive advantage in the fashion segment. The research also contributes by suggesting attributes and distinctive elements that can be used to generate competitiveness for fashion companies that aim to market across borders.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-03-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.