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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2008.tde-15012009-105920
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Cesar Lenzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Santos, Silvio Aparecido dos (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Casado, Tania
Lima, Edmilson de Oliveira
Rodrigues, Leonel Cezar
Título em português
Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte dos setores mecânico, metalúrgico e de material elétrico/comunicação em Santa Catarina : um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras reconhecidas
Palavras-chave em português
Competências empreendedoras
Empreendedor corporativo
Tipos psicológicos
Resumo em português
Esta tese foi desenvolvida com ênfase na identificação e associação de tipos psicológicos de Jung (1990) e competências empreendedoras reconhecidas nos indivíduos considerados empreendedores em empresas de grande porte dos setores mecânico, metalúrgico e de material elétrico/comunicação em Santa Catarina. A pesquisa foi realizada a partir de uma população de 300 indivíduos identificados com as características de empreendedores corporativos e uma amostra de 126 pesquisados, em 11 empresas dos setores mencionados. O instrumento utilizado para identificação das competências empreendedoras foi desenvolvido a partir de um constructo de abordagens teóricas voltadas aos profissionais de empresas, estudados por Pinchot (1989), Fleury (2000, 2002) e Dutra (2004), integradas aos estudos de empreendedores independentes e corporativos levantados por McClelland (1973), Cooley (1990), Spencer e Spencer (1993) e Dornelas (2003). O instrumento para identificação dos tipos psicológicos foi o questionário de identificação de Tipos Psicológicos Junguianos desenvolvido e consolidado por Casado (1998). Nos resultados, destaca-se a análise dos objetivos e das hipóteses em que há a identificação dos empreendedores corporativos nas empresas pesquisadas a partir das características de inovação, renovação estratégica, criação e geração de novos negócios. Além disso, é possível confirmar um alto grau de significância na associação dos tipos psicológicos predominantes às competências empreendedoras identificadas por colegas de trabalho, respondendo-se, desta forma, a todos os objetivos propostos.
Título em inglês
The corporative entrepreneurs in major enterprises of the mechanical, metallurgical sectors and of electric material/communication in Santa Catarina : a study of the association between psychological types and recognized entrepreneurial competences
Palavras-chave em inglês
Corporative entrepreneur
Entrepreneurial competences
Psychological types
Resumo em inglês
The focus of this dissertation is on the identification and association of psychological types of Jung (1990) and the reorganization of enterprising abilities in individuals, who were considered entrepreneurs in the big industries of the sectors mechanical, metallurgic, and electrical material/communication in Santa Catarina. The research was done on a population of 300 individuals identified with the corporative entrepreneurs characteristics on a sample of 126, in 11 companies of above mentioned sectors. The instrument used was developed based on a constructor of theoretical emphasis on research of professional workers in the companies. The studies included Pinchot (1989), Fleury (2000, 2002), and Dutra (2004), who were integrated to the studies of independent and corporative entrepreneurs raised by McClelland (1973), Cooley (1990), Spencer and Spencer (1993) and Dornelas (2003). The instrument for identification of the psychological types was the questionnaire based on the Junguianos Psychological Types developed and consolidated for Casado (1998). The results were highlighted analysis of the objectives and the hypotheses which had the identification of the corporative entrepreneurs in the searched companies, from the characteristics of innovation, strategical renewal, and creation and generation of new businesses. Moreover, it is possible to confirm one high degree of significance in the association of predominant the psychological types to the enterprising abilities identified by their fellow workers answering this way all the proposed objectives.
 
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Data de Publicação
2009-01-28
 
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