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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-14122017-154416
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Ferreira de Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Amorim, Wilson Aparecido Costa de (Presidente)
Bitencourt, Claudia Cristina
Fischer, Rosa Maria
Iizuka, Edson Sadao
Título em português
Avaliação e aprendizagem: estudo sobre negócios sociais do Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Avaliação
Investimento de impacto
Negócios sociais
Resumo em português
Os negócios sociais são um fenômeno em expansão no Brasil e no mundo.Este trabalho teve como objetivo geral investigar e analisar se os negócios sociais utilizam práticas de avaliação e se isso gera processos de aprendizagem organizacional, tomando por objeto de estudo organizações que atuam no Estado de São Paulo. Na pesquisa bibliográfica, diversos conceitos de negócios sociais foram identificados, porém, não foram encontradas visões definitivas sobre como avaliar tais organizações. A literatura sobre aprendizagem organizacional também ofereceu insumos à pesquisa. Para alcançar o objetivo proposto, foi usada metodologia de estudo de casos múltiplos, com coleta de dados por meio de entrevistas e análise documental, que se mostrou adequada devido à necessidade de compreensão do contexto das organizações e ao fato de a literatura sobre o tema ainda estar em estágio exploratório. A escolha dos casos se deu a partir de sugestões de fundos de investimento. Em um primeiro momento, os fundos foram contatados e entrevistados, depois indicaram para a pesquisa negócios sociais com os quais se relacionavam, além de duas organizações de avaliação do campo, totalizando quatorze organizações pesquisadas. Os principais resultados deste estudo são: a) caracterização dos negócios sociais que avaliam: destacou-se uma concentração na área de saúde e o alcance ou intenção da sustentabilidade financeira; b) análise das avaliações: elas são principalmente sobre aspectos tradicionais, como operacional e financeiro e acontecem de maneira informal; c) caracterizar se os processos de avaliação geram aprendizagem: sim, os aprendizados acontecem em vários momentos, mas induzidos também por diversos outros fatores além da avaliação, tais como tentativas e erros; d) principais barreiras e dificuldades para a avaliação: dificuldades técnicas nas avaliações sociais e custo em geral. Os negócios sociais pesquisados utilizam práticas de avaliação, mas isso nem sempre gerou aprendizados reconhecidos pelos respondentes. Uma sugestão de pesquisa seria um estudo de caráter qualitativo que investigasse porque essas avaliações não geram todo o aprendizado que poderiam de acordo com a literatura (FRANCO-SANTOS et al., 2007) e o que precisaria mudar para que isso acontecesse.A contribuição teórica dessa pesquisa é uma maior compreensão dos fenômenos de avaliação e aprendizagem nos negócios sociais. A contribuição empírica consiste na indicação de que talvez seja necessário desenvolver o campo em outros aspectos até ele estar maduro o suficiente para executar e tirar benefícios de avaliações. A contribuição de ensino é o questionamento da avaliação como premissa para aprendizagem e melhorias organizacionais.
Título em inglês
Evaluation and learning: São Paulo State social businesses study
Palavras-chave em inglês
Evaluation
Impact investment
Organizational learning
Social business
Resumo em inglês
Social businesses are a phenomenon in expansion in Brazil and worldwide. This study aims to analyze whether social business working in the state of São Paulo use evaluation practices and, from that, if they experience organizational learning processes. In literature review, different social business concepts have been identified, but there were no definite views on how to evaluate such organizations. The literature on organizational learning and business ecosystem were also reviewed to give input the research. In order to reach the proposed objective, a multiple case study methodology was used, with data collection through interviews and documentary analysis, which was justified by the need to understand the context of organizations and the fact that a literature on the subject is still in an exploratory stage. The cases choice was based on investment fund suggestions. Initially, the funds were contacted and interviewed, then they indicated social business they invested on to be researched, in addition to two field evaluation organizations, totaling fourteen researched organizations. The main results of this study were: a) characterization of the social businesses that evaluate: a concentration in the health area and the reach of the intention of the financial sustainability; b) Analysis of evaluations: they are mainly informal about tradition aspects such as finance and operations; c) To identify if the processes of evaluation generate learning: yes, the learnings take place at several moments, but also induced by several other factors besides the evaluation, such as trial and error; d) Main barriers and difficulties for evaluation: technical difficulties of social evaluations and cost in general. The businesses researched evaluate their performance, but it did not always generated learning recognized by respondents. A research suggestion would be qualitative investigation to discover why assessments did not lead to learning in a better way as literature suggests (FRANCO-SANTOS et al., 2007) and what would need to change for this to happen. The theoretical contribution of the research is an early understanding of the phenomena of evaluation and learning in business. The empirical contribution is the indication that it may be necessary to develop the social business ecosystem in other aspects until it is mature enough to perform and benefit from evaluation. The contribution for teaching is questioning evaluation as a premise for learning organizational and improvements.
 
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CorrigidoAna.pdf (967.15 Kbytes)
Data de Publicação
2018-01-22
 
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