• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-14122017-152502
Documento
Autor
Nome completo
Priscilla Santos Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Crescitelli, Edson (Presidente)
Shiraishi, Guilherme de Farias
Figueiredo, Júlio César Bastos de
Guissoni, Leandro Angotti
Título em português
Comunicação boca a boca em meio digital: um estudo exploratório sobre o comportamento do público idoso
Palavras-chave em português
Comunicação boca a boca
Idosos
Meio digital
Resumo em português
O boca a boca em meio digital tem sido tema de várias pesquisas, mas atualmente algumas questões críticas permanecem desconhecidas. Nesse sentido, este estudo de caráter exploratório e qualitativo, tem como objetivo compreender questões críticas, nomeadamente motivações dos usuários idosos da internet que contribuem com o boca a boca em meio digital. O método adotado inclui revisão na literatura dos conceitos de comunicação de marketing/boca a boca, internet e idosos. Também abrange uma pesquisa de campo com entrevistas em profundidade com usuários da internet idosos, à luz do modelo de Ho e Dempsey (2010). O modelo identifica quatro motivações potenciais: inclusão, individualidade, afeição/altruísmo e controle, que são compreendidas pelos respondentes de forma parcial. Também foram encontrados novos itens como análise de perfil, boca a boca negativo e positivo, comunicação ativa, descontração, diversão, educação, o estímulo emocional e proliferação de ideia, que foram adicionadas como motivações potenciais para esse segmento.
Título em inglês
Electronic word of mouth communication: an exploratory study of elderly public behavior
Palavras-chave em inglês
Digital media
Elderly people
Word of mouth communication
Resumo em inglês
The electronic word of mouth has been the subject of several researches, but currently some critical questions remain unknown. In this sense, this exploratory and qualitative study aims to understand the critical questions, namely motivations of elderly internet users which contribute with electronic word of mouth. The method adopted includes a literature's concepts review of marketing communication/word of mouth, internet and elderly. It also covers a field research with in-depth interviews with elderly internet users, in the light of Ho e Dempsey's model (2010). The model identifies four potential motivations: inclusion, individuality, affection / altruism, and control, which are partially conceived by respondents. New items were also found such as profile analysis, negative and positive word of mouth, active communication, relaxation, fun, education, emotional stimulation and the proliferation of idea, which were added as potential motivations for this segment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoPriscila.pdf (1.37 Mbytes)
Data de Publicação
2018-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.