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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-14052010-104615
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Pitelli de Britto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Président)
Cosenza, Antonio Jesus de Britto
Oliva, Fabio Lotti
Serralvo, Francisco Antonio
Wright, James Terence Coulter
Titre en portugais
Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
Mots-clés en portugais
Estratégia
Internacionalização
Marketing
Países emergentes
Resumé en portugais
O objetivo desta tese é o de oferecer uma contribuição ao conhecimento teórico, nos campos da estratégia e do marketing internacionais, para empresas oriundas ou atuantes em países emergentes. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma síntese da literatura sobre o tema e conduzida uma pesquisa de campo, comparando empresas de países emergentes e desenvolvidos na sua atuação internacional, especificamente avaliando suas decisões estratégicas e de marketing durante o esforço exportador. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de dados secundários de comércio e estruturada a partir de modelos teóricos de gestão internacional disponíveis na literatura especializada. Os resultados encontrados indicam que existem diferenças entre os dois grupos (empresas de países emergentes e desenvolvidos) e que estas diferenças devem ser levadas em conta durante o desenvolvimento de modelos teóricos voltados a orientar empresas de países emergentes na sua gestão internacional. Ao mesmo tempo, os resultados da pesquisa não corroboram visões tradicionais sobre a pauta de exportação de empresas de países emergentes, supostamente associada à exportação de produtos pouco dinâmicos. Ao final do trabalho, são apresentados modelos teóricos extraídos da análise dos resultados da pesquisa. Esses modelos poderão apoiar o esforço de internacionalização de empresas de países emergentes, auxiliando na superação de barreiras mercadológicas e conceituais que obstruem seu sucesso.
Titre en anglais
International strategy and marketing: a contribution to the study of international business of emerging country companies
Mots-clés en anglais
Emerging countries
Internationalization
Marketing
Strategy
Resumé en anglais
The goal of this dissertation is to provide a contribution to the theoretical knowledge in the fields of international strategy and marketing for companies from or in emerging countries. To achieve this goal, it was conducted a synthesis of the literature on the subject and a field research, comparing companies from developed and emerging countries in its international performance, specifically evaluating their marketing and strategic decisions during the exporting effort. The research was developed based on the analysis of secondary data and structured on theoretical models available in the international management literature. The results found indicate that there are differences between the two groups (companies from emerging and developed countries) and that these differences should be taken into account during the development of theoretical models to guide companies in emerging countries in its international management. At the same time, the research results do not corroborate traditional views about the exports of emerging countries companies, supposedly associated with the export of non-dynamic products. At the end of the work, theoretical models are presented from the analysis of the research results. These models can support internationalization effort of emerging countries companies, helping them overcome market and conceptual barriers that impede their success.
 
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RicardoBrittoTese.pdf (3.63 Mbytes)
Date de Publication
2010-05-17
 
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