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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-14022020-121335
Documento
Autor
Nome completo
Bárbara Silva Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Feldmann, Paulo Roberto (Presidente)
Caro, Abrão
Mazzon, Jose Afonso
Ponchio, Mateus Canniatti
Título em português
Classe média: segmentação e análise comparativa com base na alocação do orçamento familiar no Brasil
Palavras-chave em português
Classe média
Comportamento do consumidor
Orçamento doméstico
Segmentação de mercado
Resumo em português
A classe média representa aproximadamente metade da população brasileira, o que indica a relevância desse segmento de demanda reconhecido globalmente por seu potencial para impulsionar o crescimento de países emergentes. No entanto, apesar de ser um termo comumente utilizado, apresenta muitas variações e complexidades de definição conforme a perspectiva da análise. Com o objetivo de identificar o padrão de consumo por meio da alocação do orçamento familiar, o presente estudo considera a classificação econômica para a classe média com base no potencial de consumo dos lares brasileiros. Assim, uma primeira análise de segmentação, diferenciando a alocação de orçamento para onze categorias (compras de abastecimento do lar, transporte, lazer, saúde, educação, comunicação, contas do lar, alimentação fora do lar, investimentos financeiros, vestuário e beleza), apresenta três grupos ordenados por renda per capita em alta (C1), média (C2) e baixa (C3) classe média. A baixa classe média desponta como o grupo de maior representatividade, com 52% dos domicílios. A partir dos grupos identificados, são realizadas comparações para as categorias de gastos orçamentários mencionadas identificando as similaridades e diferenças na sua alocação entre a própria classe média e em relação às classes superior e inferior, resultados mostram que quando há um aumento na hierarquia econômica nem sempre há um aumento do nível de gastos para todas as categorias e, por outro lado, uma classe inferior pode apresentar gastos superiores às classes de maior poder aquisitivo para algumas categorias. Por fim, são levantadas opiniões sobre as preocupações com o futuro e expectativas de consumo após o período de crise para um entendimento mais completo sobre o comportamento de compra da classe média no Brasil.
Título em inglês
Middle class: segmentation and comparative analysis based on household budget allocation in Brazil
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Household budget.
Market segmentation
Middle class
Resumo em inglês
The middle class is approximately half of the Brazilian population, which indicates the relevance of this globally recognized segment of demand for its potential to drive growth in emerging countries. However, despite being a commonly used term, it presents many variations and complexities of definition according to the perspective of the analysis. In order to identify the pattern of consumption through household budget allocation, this study considers the economic classification for the middle class based on the consumption potential of Brazilian households. Thus, a first segmentation analysis, differentiating budget allocation for eleven categories (household supply, transportation, leisure, health, education, communication, household bills, out-of-home food, financial investments, clothing and beauty), presents three groups ordered by per capita income in upper (C1), middle (C2) and lower (C3) middle class. The lower middle class emerges as the most representative group, with 52% of households. From the identified groups, comparisons are made for the mentioned budget spending categories identifying the similarities and differences in their allocation within the middle class groups and between upper and lower classes, results show that when there is an increase in the economic hierarchy not always there is an increase in the level of spending for all categories and, on the other hand, a lower class may have higher spending than the higher purchasing power classes for some categories. Finally, opinions are raised about future concerns and consumption expectations after the crisis period for a more complete understanding of middle class purchasing behavior in Brazil.
 
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CorrigidoBarbara.pdf (1.96 Mbytes)
Data de Publicação
2020-02-18
 
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