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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2014.tde-14012015-164537
Documento
Autor
Nome completo
José Marcos Carrera Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Securato, Jose Roberto (Presidente)
Savoia, Jose Roberto Ferreira
Sheng, Hsia Hua
Título em português
CAPM condicional: impacto da idade da empresa e da inovação na volatilidade do mercado na precificação de ativos financeiros no Brasil
Palavras-chave em português
Ações
Custo de capital
Investimentos
Mercado de capitais
Resumo em português
O modelo CAPM pressupõe, dentre outros fatores, a existência de informação completa. Entretanto esta é uma premissa extrema, e por isso a análise da interação da disponibilidade e qualidade da informação e dos retornos dos ativos se faz necessária. Uma das medidas de disponibilidade de informação é a idade, e neste sentido quanto maior o tempo de listagem de um ativo, maior seria o volume de informações disponíveis, reduzindo as incertezas e, portanto reduzindo o retorno esperado em função do menor risco. Não obstante mudanças nas condições de mercado, como em sua volatilidade, podem impactar o retorno dos ativos, sendo a magnitude do impacto dependente não somente das características da firma como também do nível de informação a respeito da empresa. Neste contexto este trabalho se propõe a analisar o impacto da idade e da inovação na volatilidade do mercado nos retornos e riscos de ativos financeiros, procurando averiguar a existência de um prêmio pela idade em situações de aumento na volatilidade do mercado. Analisando dados mensais de uma amostra composta por todas as ações listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e futuros de São Paulo entre os anos de 1995 e 2012, verificamos que empresas com menor tempo de listagem apresentaram um maior risco, entretanto a idade por si só teve baixa significância econômica na explicação dos retornos. Além disso, um aumento na volatilidade do mercado levou em média a uma redução dos retornos. As empresas mais jovens e mais arriscadas foram mais sensíveis às inovações na volatilidade do mercado. Já o prêmio pela idade em casos de aumento na volatilidade do mercado foi verificado principalmente para o grupo de empresas que estão a menos tempo listadas.
Título em inglês
Conditional capm: the impact of firm age and of innovation in market volatility on the capital asset pricing in Brazil
Palavras-chave em inglês
Capital markets
Cost of capital
Investments
Stocks
Resumo em inglês
The CAPM model assumes, among other factors, the existence of complete information. However this is an extreme assumption, and therefore the analysis of the interaction between the information availability and the financial assets returns is necessary. One of the measures of information availability is the firm age, and in this sense the longer is the listing period of a stock, the greater would be the volume of available information, reducing the uncertainty and therefore reducing the expected return due to the lower risk. Moreover, changes in market conditions, such as in its volatility, can impact the stocks return, and the magnitude of the impact depends not only on the characteristics of the firm, but also on the level and on the quality of the available information about the company. Therefore, this study aims to analyze the impact of firm age and of innovations in market volatility on the capital assets risks and returns, seeking to ascertain the existence of an age premium in situations of increased market volatility. Analyzing monthly data of a sample of all stocks listed on the São Paulo Stock Exchange between 1995 and 2012, we found that firms with shorter listing period showed a higher risk, but the firm age, alone, presented low economic significance in explaining the returns. In addition, an increase in market volatility in general led to a reduction in the stock returns, and younger and riskier firms were more sensitive to innovations in market volatility. Finally the age premium in cases of increased market volatility was observed mainly for the younger firms.
 
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Data de Publicação
2015-02-02
 
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