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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-14012009-152323
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Aurélio de Araujo Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Casado, Tania (Presidente)
Franca, Ana Cristina Limongi
Malvezzi, Sigmar
Título em português
Coaching : um estudo exploratório sobre a percepção dos envolvidos : organização, executivo e coach
Palavras-chave em português
Administração de carreiras
Desenvolvimento profissional
Formação e capacitação de recursos humanos
Treinamento de pessoal
Resumo em português
As alternativas de programas de desenvolvimento de executivos, como o mentoring, o counseling e o coaching, crescem em popularidade nas organizações com vistas ao desenvolvimento destes profissionais. Entretanto, percebe-se ausência de congruência no entendimento dos autores e dos consultores sobre as diferenças conceituais entre as atividades, sobre seus propósitos e sobre os resultados esperados. A presente dissertação tem como objetivo verificar se há congruência na percepção dos envolvidos (i.e., a organização, o coachee e o coach) sobre os programas de coaching contratados por duas organizações; através de uma pesquisa exploratória e qualitativa com emprego de técnicas de análise de conteúdo. As análises buscam responder ao seguinte problema de pesquisa: Há congruência na percepção dos envolvidos sobre o programa de coaching contratado pela organização?. O resultado da pesquisa evidencia que: i) não há congruência sobre o propósito da contratação do programa de coaching: ii) não há, entre os envolvidos, congruência na percepção sobre o que caracteriza um programa de coaching, não o diferenciando do mentoring e, principalmente, do counseling; iii) não há congruência sobre a avaliação e o monitoramento dos resultados do programa de coaching contratado, assim como das etapas que o constituem; e iv) ao se analisarem, contudo, os programas separadamente, não há congruência entre os envolvidos no primeiro programa, mas há aparente congruência entre os envolvidos no segundo programa.
Título em inglês
Coaching : an exploratory study on the perception of those involved : organization, executive and coach
Palavras-chave em inglês
Career development
Developmental relationship programs
Executive coaching
Human resources
Resumo em inglês
The popularity of developmental relationship programs, such as mentoring, counseling and coaching, has grown within the organizations as an alternative for the development of their executives. However, no common understanding is easily found among scholars and consultants as for conceptual differences involving such programs and their goals and expected results. Drawing on an exploratory study, through a qualitative research applying content analysis, this thesis aims at investigating patterns of perception reported by different stakeholders involved in two executive coaching programs, namely the firm ordering this service, the executive coachee and the external coach. Data analysis aims at providing answers to the research question "Is it possible to find a pattern in the perception of all those involved in a coaching program?" Results point out that: i) there is no congruence in the stakeholders' perception of the aims of hiring a coaching program; ii) there is no congruence in the stakeholders' perception of the typical features of a coaching program, participants reportedly equating coaching to mentoring and primarily to counseling activities; iii) there is no congruence in the reports of coaching stages as well of result assessment and monitoring; and iv) by analyzing the programs separately, there is no congruence in the stakeholders involved in one of the programs, whereas some patterns can be found among those involved in a second coaching program.
 
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Data de Publicação
2009-01-28
 
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