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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2002.tde-13122005-160512
Documento
Autor
Nome completo
Wagner Peixoto de Paiva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Yu, Abraham Sin Oih (Presidente)
Casado, Tania
Shimizu, Tamio
Título em português
Avaliação de habilidades para a tomada de decisão em administração de empresas: um estudo descritivo com alunos de graduação da FEA-USP
Palavras-chave em português
Administração
Aprendizagem
Decisão
Ensino
Habilidades
Resumo em português
A tomada de decisão é uma atividade essencial que permeia todas as funções e processos administrativos. Neste contexto, a capacidade de tomar decisões pode ser considerada uma habilidade fundamental para o administrador. Estudar o processo de ensino-aprendizagem desta habilidade, principalmente durante os anos de formação acadêmica dos futuros executivos, parece ser de grande relevância tanto para o âmbito acadêmico como para o ambiente prático das empresas. Este trabalho aborda esta questão e tem como objetivo descrever e analisar como as habilidades relacionadas com a tomada de decisão na administração de empresas são desenvolvidas/aprimoradas durante o curso de graduação em Administração da FEA-USP. Para observar e analisar o fenômeno de maneira abrangente, realizou-se um levantamento bibliográfico e uma pesquisa empírica. No levantamento bibliográfico foram apresentados os aspectos mais relevantes do processo de tomada de decisão e do processo de ensino-aprendizagem relacionados com o problema de pesquisa, a fim de se estabelecer um quadro de referência para o trabalho. Na pesquisa empírica realizada, procurou-se descrever e analisar, por meio da aplicação de um instrumento especialmente desenvolvido para o estudo e que tem como base a resolução de casos, como três habilidades decisórias (avaliação de informação, avaliação de alternativas e seleção de alternativas) foram desenvolvidas/aprimoradas durante os quatro anos do curso diurno de graduação em Administração da FEA-USP. Entre os resultados encontrados, destacam-se: a) ao longo do curso de graduação, os alunos dos quatro anos letivos não alteraram sua habilidade de avaliar a quantidade e a qualidade das informações a serem extraídas dos problemas propostos; b) aparentemente, os alunos perderam parte da capacidade de avaliar de maneira global as diferentes alternativas dos problemas; e c) os alunos desenvolveram, de maneira limitada no entanto, a habilidade de selecionar um entre os diversos cursos de ação alternativos de um problema com solução matemática única. Os resultados experimentais deste estudo mostraram que, aparentemente, as práticas de ensino em uso na administração de empresas fortalecem o aprendizado operacional (o 'como fazer') em detrimento do aprendizado conceitual (o 'como pensar') no campo da tomada de decisão.
Título em inglês
Assessment of Decision Making Abilities in Business Administration: A Descriptive Study on Undergraduated Students at FEA-USP
Palavras-chave em inglês
Abilities
Administration
Decision
Learning
Teaching
Resumo em inglês
Decision making is an essential activity that is constituent of all administrative functions and processes. In this context, the capacity to make decisions may be considered a fundamental ability to the business administrator. To study the process of teaching and learning this ability, specially during the formative academic years of the future executives, may be of great importance both to the academic field and to the practical corporate environment. The purpose of this dissertation is to describe and to analyze how the decision making abilities are developed/improved during the graduation course in Business Administration at FEA-USP. In order to examine the phenomenon broadly, this study encompassed a review of the related literature and an empirical research. The review of the literature presented the most important aspects of the decision-making process and of the teaching and learning processes related to the problem situation, in order to establish a conceptual framework for the study. The empirical research sought to describe and analyze, by using an instrument specifically developed for this study and based on problem case solving, how three decision abilities (information assessment, alternative evaluation and alternative selection) were developed/improved during the four years of the Business Administration graduation course at FEA-USP. The main findings were: a) along the graduation course, the students of the four years did not alter their ability at assessing the quality and quantity of information to be extracted from the provided problem cases; b) apparently the students lost part of their capacity of evaluating the different alternatives of the problems; and c) the students developed, but in limited way, the ability at selecting one among several courses of action in a problem with a single mathematical solution. The experimental results of this study showed that, apparently, the current teaching practices in business administration strengthen the operational learning ('how to do') to the detriment of the conceptual learning ('how to think') in the field of decision making.
 
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tese.pdf (1.17 Mbytes)
Data de Publicação
2006-01-17
 
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