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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-13122003-151755
Document
Auteur
Nom complet
Franciane Cristina Darós Peixe
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Rocha, Keyler Carvalho (Président)
Carvalho, Antonio Gledson de
Fama, Rubens
Titre en portugais
Novo mercado: obstáculos e atrativos para as empresas do nível 1 de governança corporativa.
Mots-clés en portugais
Administração Financeira
Mercado de Capitais
Resumé en portugais
Os conceitos de governança e transparência ganham evidência e surge nas empresas um conflito pela necessidade de levantar capital e, como contrapartida, ceder não só controle, mas participação nas decisões e acesso às informações. Buscando aumentar a segurança do investidor, a Bovespa passou a oferecer novas alternativas de listagem, inspiradas na experiência alemã com o Neuer Markt. Foram criados o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2. Na época da realização deste trabalho eram 29 as empresas participantes, sendo duas no Novo Mercado, três no Nível 2 e vinte e quatro no Nível 1. Com participações bastante reduzidas no Novo Mercado e no Nível 2, o Nível 1 concentrou as participações. No entanto, haveria indícios de que estas empresas tivessem intenções de prosseguir rumo ao Novo Mercado? O que constituiria obstáculos e atrativos neste caminho? Os resultados foram obtidos a partir de um questionário enviado a todas as empresas participantes do Nível 1, o qual 21 das 24 empresas responderam. Da análise, surge que quatro dos indicadores são encarados como obstáculos e apenas três como atrativos. Neste primeiro momento, as regras de transparência parecem exercer maior apelo do que as de governança.
 
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NovoMercado.pdf (289.65 Kbytes)
Date de Publication
2004-02-09
 
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