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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-13122003-151755
Documento
Autor
Nombre completo
Franciane Cristina Darós Peixe
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Rocha, Keyler Carvalho (Presidente)
Carvalho, Antonio Gledson de
Fama, Rubens
Título en portugués
Novo mercado: obstáculos e atrativos para as empresas do nível 1 de governança corporativa.
Palabras clave en portugués
Administração Financeira
Mercado de Capitais
Resumen en portugués
Os conceitos de governança e transparência ganham evidência e surge nas empresas um conflito pela necessidade de levantar capital e, como contrapartida, ceder não só controle, mas participação nas decisões e acesso às informações. Buscando aumentar a segurança do investidor, a Bovespa passou a oferecer novas alternativas de listagem, inspiradas na experiência alemã com o Neuer Markt. Foram criados o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2. Na época da realização deste trabalho eram 29 as empresas participantes, sendo duas no Novo Mercado, três no Nível 2 e vinte e quatro no Nível 1. Com participações bastante reduzidas no Novo Mercado e no Nível 2, o Nível 1 concentrou as participações. No entanto, haveria indícios de que estas empresas tivessem intenções de prosseguir rumo ao Novo Mercado? O que constituiria obstáculos e atrativos neste caminho? Os resultados foram obtidos a partir de um questionário enviado a todas as empresas participantes do Nível 1, o qual 21 das 24 empresas responderam. Da análise, surge que quatro dos indicadores são encarados como obstáculos e apenas três como atrativos. Neste primeiro momento, as regras de transparência parecem exercer maior apelo do que as de governança.
 
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NovoMercado.pdf (289.65 Kbytes)
Fecha de Publicación
2004-02-09
 
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