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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-13122003-151755
Documento
Autor
Nome completo
Franciane Cristina Darós Peixe
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Keyler Carvalho (Presidente)
Carvalho, Antonio Gledson de
Fama, Rubens
Título em português
Novo mercado: obstáculos e atrativos para as empresas do nível 1 de governança corporativa.
Palavras-chave em português
Administração Financeira
Mercado de Capitais
Resumo em português
Os conceitos de governança e transparência ganham evidência e surge nas empresas um conflito pela necessidade de levantar capital e, como contrapartida, ceder não só controle, mas participação nas decisões e acesso às informações. Buscando aumentar a segurança do investidor, a Bovespa passou a oferecer novas alternativas de listagem, inspiradas na experiência alemã com o Neuer Markt. Foram criados o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2. Na época da realização deste trabalho eram 29 as empresas participantes, sendo duas no Novo Mercado, três no Nível 2 e vinte e quatro no Nível 1. Com participações bastante reduzidas no Novo Mercado e no Nível 2, o Nível 1 concentrou as participações. No entanto, haveria indícios de que estas empresas tivessem intenções de prosseguir rumo ao Novo Mercado? O que constituiria obstáculos e atrativos neste caminho? Os resultados foram obtidos a partir de um questionário enviado a todas as empresas participantes do Nível 1, o qual 21 das 24 empresas responderam. Da análise, surge que quatro dos indicadores são encarados como obstáculos e apenas três como atrativos. Neste primeiro momento, as regras de transparência parecem exercer maior apelo do que as de governança.
 
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NovoMercado.pdf (289.65 Kbytes)
Data de Publicação
2004-02-09
 
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