• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2010.tde-13102010-190305
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Leme Fleury
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Fischmann, Adalberto Americo (Président)
Parente, Juracy Gomes
Wright, James Terence Coulter
Titre en portugais
Estudo sobre estratégias de negócio de empresas de transporte aéreo para atender o mercado de baixa renda: estudo de caso
Mots-clés en portugais
Estratégia organizacional
Transporte aéreo
Resumé en portugais
O mercado de baixa renda tem se tornado cada vez mais relevantes para todos os setores empresariais. Estima-se que em 2010 as classes C e D serão responsáveis por mais da metade do consumo do mercado interno brasileiro. Empresas de transporte aéreo brasileiras de passageiros, que historicamente se caracterizaram por prestar serviço voltado para as classes de maior renda, passaram a desenvolver estratégias para atrair o público de baixa renda para viajar de avião, partindo de estratégias concebidas em outras indústrias e adaptando às particularidades do setor aéreo. O presente trabalho identificou as estratégias de empresas aéreas brasileiras para atender o mercado de baixa renda. Devido ao fato do mercado de baixa renda para o transporte aéreo ser ainda embrionário, as estratégias se concentra ainda no composto mercadológico, como produto, preço, canal de distribuição, comunicação e serviço. Práticas adotadas pelo varejo para atrair e reter o consumidor de baixa renda, como a loja de vizinhança, porta a porta, meios de financiamento alternativos ao cartão de crédito tem sido testadas e adotadas pelas empresas aéreas analisadas, complementando as práticas usuais do mercado. Essa pesquisa avaliou ainda os principais fatores indutores e restritivos à inserção da baixa renda no setor de transporte aéreo. A maior preocupação das empresas aéreas analisadas nesse estudo é com a infra-estrutura aeroportuária, que pode se tornar limitador da expansão do setor aéreo no Brasil. Já as operadoras de turismo são percebidas pelas empresas aéreas como agente indutor à inserção da população de baixa renda, em especial pela venda de pacotes de turismo. Finalmente, essa pesquisa avaliou, ainda que de maneira sucinta as estratégias de negócio adotadas pelas empresas aéreas, e identificou um modelo de baixo custo brasileira. Trata-se de um modelo híbrido entre as estratégias de diferenciação e baixo custo. As empresas analisadas procuram simultaneamente oferecer serviços para clientes corporativos e estimular novos mercados, sobretudo o mercado de baixa renda. De acordo com Porter (1985), esse tipo de estratégia poderia ser classificado como meio-termo, visto que a empresa não adota nenhuma das estratégias genéricas. Porém, o histórico dessas empresas permite avaliar que essas empresas iniciaram sua operação com modelo mais próximo à estratégia de baixo custo, e tiveram que evoluir ou reformular completamente esse modelo de acordo com as características do mercado brasileiro.
Titre en anglais
Analysis of airline business strategies to capture the bottom of pyramid: case study
Mots-clés en anglais
Airline
Bottom of pyramid
Business strategy
Resumé en anglais
The Bottom of Pyramid has become increasingly relevant market to all business sectors. It is estimated that in 2010 social classes C and D will account for over half the consumption of the Brazilian domestic market. Brazilian airlines, who have historically been characterized by providing service for the high income classes, began to develop strategies to attract lowincome public to travel by plane, using strategies developed in other industries and adapting to the particularities of the airline industry. This research has identified strategies for Brazilian airlines to reach the Bottom of Pyramid market. As this segment is still limit, strategies still focus on the marketing mix, such as product, price, distribution channel, communication and service. Practices adopted by retailers to attract and retain low-income consumers, as the neighborhood store, door to door, alternative financing to credit card have been tested and adopted by the airlines studied, complementing the usual practices of the market. This research also evaluated the main factors that affect the introduction of Bottom of Pyramid in the airline industry. The major concern of airlines examined in this study is with the airport infrastructure, which can limit the expansion of the airline industry in Brazil. Tour operators are already perceived by the airlines as a promoter for this process. Finally, this research evaluated the business strategies adopted by airlines, and identified a Brazilian low-cost model. The model is a hybrid between the strategies of differentiation and low cost. The analyzed airlines are seeking to offer services to both corporate customers and stimulate new markets, particularly the Bottom of Pyramid. According to Porter (1985), this strategy could be classified as stuck in the middle, because the company does not adopt any of the generic strategies. However, the history of these companies can assess that these companies started their operation with model closer to the strategy of low cost, and they had to evolve or completely redesign this model according to the characteristics of the Brazilian market
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PedroLemeFleury.pdf (1.96 Mbytes)
Date de Publication
2010-10-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.