• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-13012009-122408
Documento
Autor
Nombre completo
Áurio Lúcio Leocadio da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Mazzon, Jose Afonso (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Marchetti, Renato Zancan
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Título en portugués
Consumo de produtos culturais em São Paulo: análise dos fatores antecedentes e proposta de modelo
Palabras clave en portugués
Análise multivariada (modelos)
Comportamento do consumidor
Consumo
Cultura
Resumen en portugués
Os jogos de distinção social têm sido importantes para determinar o modo de consumo dos produtos culturais. Características demográficas e sócio-econômicas dos consumidores apontam para antecedentes do consumo em detrimento a fatores culturais e individuais. Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um modelo que represente as relações entre o consumo de produtos culturais e os fatores que antecedem e influenciam o consumo. Além disso, pretendeu-se identificar perfis de consumidores de acordo com os antecedentes do consumo de produtos culturais e analisar o consumo de cada perfil de consumidores. O projeto foi fundamentado teoricamente no consumo cultural, conceitos e classificações de produtos culturais, antecedentes sociais e individuais para o consumo. É apresentado um modelo que integra antecedentes do consumo cultural, identificando os significados individuais e sociais das práticas culturais. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 546 respondentes, em 42 bairros, nas sete zonas da cidade de São Paulo, consumidores de produtos culturais dentro e fora do domicílio. Foram utilizadas técnicas multivariadas de análise de dados, por meio de análise fatorial, análise de agrupamentos (clusters), análise de correspondência, além da modelagem de equações estruturais, por meio do Software SmartPLS. Os antecedentes que apresentaram relação com o consumo foram: preferência, acesso a instrumentos de consumo e o capital cultural. O modelo estrutural analisado demonstrou que inovatividade e valores influenciam a preferência e que a influência de grupo de referência não tem relação com o consumo de produtos culturais. Foram identificados três segmentos de consumidores: os diferenciados-higher; os interessados-middles e os desconectados-lowers.
Título en inglés
Consumption of cultural products in Sao Paulo: analysis of background factors and proposed model
Palabras clave en inglés
Consumption
Culture
Models (multivariate analysis)
Resumen en inglés
The schemes of social distinction have been important to determine the pattern of consumption of cultural products. Demographic and social-economic characteristics of the consumers point to antecedents of consumption in detriment of cultural and individual factors. This research presents, as for general objective, to consider a model that represents the relations between the consumption of cultural products and the factors that precede and influence the consumption. Moreover, it was intended to identify the profiles of consumers in accordance with the antecedents of the consumption of cultural products and to analyze the consumption of each profile of consumers. The project was theoretically based on cultural consumption, concepts and classifications of cultural products, social and individual antecedents for consumption. A model is presented that integrates antecedents of cultural consumption, identifying individual and social meanings of cultural practices. The method considered was a survey, applied to 546 applicants, in 42 districts, in the seven zones of the city of São Paulo, all of them consumers of cultural products inside and outside of their domicile regions. Multivariate techniques of analysis of data had been used, by means of factorial analysis, analysis of groupings (clusters), correspondence analysis, beyond the modeling of structural equations, by means of SmartPLS Software. The antecedents that had presented relation with the consumption had been: preference, access to consumption instruments and the cultural capital. The analyzed structural model demonstrated that innovativeness and values influence the preference and the influence on reference groups does not have relation with the consumption of cultural products. Three segments of consumers had been identified: the differentiated ones-higher; the interested ones-middle and the detached ones-lower.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-01-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.