• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2018.tde-12062018-113757
Documento
Autor
Nombre completo
Keysa Manuela Cunha de Mascena
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Fischmann, Adalberto Americo (Presidente)
Aguirre, Leire San Jose Ruiz de
Boaventura, João Mauricio Gama
Felsberg, Annelise Vendramini
Hourneaux Junior, Flávio
Título en portugués
Distribuição de valor para stakeholders e desempenho financeiro corporativo
Palabras clave en portugués
Desempenho organizacional
Stakeholder
Sustentabilidade
Valor
Resumen en portugués
O objetivo principal da tese é investigar a relação entre a distribuição de valor para os stakeholders e o desempenho financeiro corporativo. O estudo foi realizado em uma amostra de 62 empresas que responderam o questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores B3 - Brasil, Bolsa Balcão em 2011, 2012 e 2013. A distribuição de valor para stakeholders foi mensurada pelo questionário ISE e a variável de desempenho financeiro pelo retorno sobre o ativo (ROA). As hipóteses foram testadas por modelos de regressão para dados em painel. Os resultados revelaram uma relação positiva entre distribuição de valor para stakeholders e o desempenho financeiro das empresas. Os achados da pesquisa suportaram a hipótese de que o valor relacional está mais associado ao desempenho financeiro que o valor transacional. Os resultados também mostraram que o equilíbrio na distribuição de valor incremental entre stakeholders primários está associado ao desempenho financeiro corporativo. Concluiu-se que distribuição de valor relacional e o equilíbrio na distribuição de valor incremental para os stakeholders primários podem levar a empresa a obter vantagens competitivas que levam a um desempenho superior. A contribuição da pesquisa consiste na classificação do valor incremental como uma ferramenta de análise da estratégia de distribuição de valor para stakeholders, que envolve o balanceamento dos interesses e a priorização de stakeholders. A pesquisa também contribui para evidenciar a importância do valor relacional para a obtenção de vantagens competitivas e desempenho financeiro superior.
Título en inglés
Value distribution to stakeholders and corporate financial performance
Palabras clave en inglés
Organizational performance
Stakeholder
Sustainability
Value
Resumen en inglés
The main purpose of this thesis is to investigate the relationship between value distribution to stakeholders and corporate financial performance. The sample is composed by 62 companies that answered the questionnaire of the Corporate Sustainabity Index (ISE) of the Brazilian Stock Exchange B3 - Brasil, Bolsa Balcão in 2011, 2012 and 2013. The value distribution to stakeholders was measured by the ISE questionnaire and the financial performance variable was the return on assets (ROA). The hypotheses were tested by panel data regression models. The results revealed a positive relationship between value distribution to stakeholders and financial performance. The findings supported the hypothesis that relational value is more associated with financial performance than transactional value. The results also showed that the equilibrium in the incremental value distribution among primary stakeholders is associated with the corporate financial performance. It was concluded that the distribution of relational value and the balance in the distribution of incremental value to the primary stakeholders can lead the company to obtain competitive advantages and superior performance. The research contribution consists in the classification of the incremental value as a tool to analyze the value distribution strategy for stakeholders, which involves balancing interests and stakeholder prioritization. The research also contributes to highlight the importance of relational value to obtain competitive advantage and superior financial performance.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidaKeysa.pdf (1.58 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-06-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.