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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-11102013-204047
Documento
Autor
Nome completo
Simone Ruchdi Barakat
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Polo, Edison Fernandes (Presidente)
Crocco, Luciano
Toledo, Geraldo Luciano
Título em português
Alinhamento entre responsabilidade social corporativa e estratégia: estudo do caso Itaú Unibanco
Palavras-chave em português
Estratégia organizacional
Responsabilidade social
Responsabilidade social corporativa
Setor bancário
Sustentabilidade
Resumo em português
A Responsabilidade Social Corporativa vem ganhando destaque nas empresas, no governo, na sociedade e no campo acadêmico. Apesar disso, ainda não é possível identificar uma definição comum ou um conjunto de princípios centrais sobre o assunto. Pesquisadores ainda discutem o que significa ser socialmente responsável ou mesmo se as empresas devem ter responsabilidades sociais. Outra discussão se refere aos impactos financeiros da Responsabilidade Social Corporativa. Enquanto alguns autores afirmam que a adoção de práticas socioambientais melhora o desempenho financeiro, outros defendem que as práticas são geradoras de custos que as empresas nunca vão recuperar. Diante dessa discussão, diversos autores argumentam que o simples engajamento, em atividades consideradas socialmente responsáveis, não garante a geração de benefícios às empresas, mas, sim, se as práticas estiverem alinhadas com a Estratégia. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo estudar como é feito o alinhamento entre Responsabilidade Social Corporativa e Estratégia. Para atingir o objetivo proposto, foi feita a fundamentação teórica sobre o tema e a pesquisa de campo, em empresa do setor bancário, reconhecida por boas práticas de Responsabilidade Social Corporativa. O estudo é exploratório, com abordagem qualitativa, e realizado por meio da estratégia de Estudo de Caso. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e, os dados secundários, por meio dos relatórios de Sustentabilidade da empresa estudada e de relatórios de outras instituições que atuam com o tema no setor bancário. Os resultados mostraram que, atualmente, a empresa lida com a Responsabilidade Social Corporativa por meio do conceito de Sustentabilidade e adota uma postura proativa. Os responsáveis pelo pensamento estratégico da empresa reconhecem a importância do tema e promovem mudanças em suas estratégias, alterando visões de longo prazo, estruturas organizacionais e práticas de negócios. O processo de alinhamento do tema com a Estratégia da empresa vem sendo feito, principalmente, por meio do diálogo com stakeholders; da escolha de questões consideradas estratégicas; do envolvimento da alta gestão e das diversas áreas de negócios e do monitoramento de resultados. O estudo contribui com a formação do constructo de Responsabilidade Social Corporativa e com a distinção entre esse conceito e o de Sustentabilidade. Além disso, contribui para ampliar o conhecimento sobre as implicações estratégicas da Responsabilidade Social Corporativa e da complexa relação entre Desempenho Financeiro e Desempenho Social. A pesquisa também aponta algumas barreiras para gestão das questões socioambientais. A principal delas é a falta de conhecimento e de ferramentas práticas para lidar com o tema.
Título em inglês
Alignment between corporate social responsibility and strategy: a case study of Itaú Unibanco
Palavras-chave em inglês
Banking sector
Corporate social responsibility
Social responsibility
Strategy
Sustainability
Resumo em inglês
Corporate Social Responsibility is gaining prominence in business, in government, in society and in the academic field. Nevertheless, it is still not possible to identify a common definition or a set of core principles about the subject. Researchers still debate the means of being socially responsible or even whether companies should have social responsibilities. Another discussion refers to the financial impacts of Corporate Social Responsibility. While some authors claim that the adoption of social and environmental practices improve financial performance, others argue that the practices generates costs that businesses will never recover. Given this discussion, several authors argue that the mere engagement in activities considered socially responsible, does not guarantee the generation of benefits to businesses, but rather whether the practices are aligned with the Strategy. Thus, the present work aims to study how the alignment between Corporate Social Responsibility and Strategy is designed. To reach that goal, the theoretical foundation was made on the subject, followed by a field research in a bank company, recognized for best practices in Corporate Social Responsibility. The study is exploratory, qualitative approached and conducted by Case Study. Primary data were collected through semi-structured interviews and secondary data through the Sustainability Reports of the investigated company and through reports from other institutions that work with the theme in the banking sector. The results showed that, currently, the company deals with the Corporate Social Responsibility through the concept of Sustainability and adopts a proactive posture. Those responsible for the strategic thinking of the company recognize the importance of the issue and promote changes in their strategies, changing long-term visions, organizational structures and business practices. The process of aligning the subject with the Strategy of the company is done primarily through dialogue with stakeholders, the choice of issues considered strategic, the involvement of senior management and the various business areas and monitoring results. The study contributes to the formation of the construct of Corporate Social Responsibility and the distinction between this concept and Sustainability. Moreover, contribute to increase the knowledge about the strategic implications of Corporate Social Responsibility and the complex relationship between Financial Performance and Social Performance. The survey also indicates some barriers to the management of social and environmental issues. The main one is the lack of knowledge and practical tools to deal with the issue.
 
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Data de Publicação
2013-10-22
 
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