• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2016.tde-11082016-152117
Document
Auteur
Nom complet
Leandro Fraga Guimarães
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Wright, James Terence Coulter (Président)
Kruglianskas, Isak
Carvalho, Daniel Estima de
Guevara, Arnoldo Jose de Hoyos
Polo, Edison Fernandes
Titre en portugais
Crescimento econômico, consumo e sustentabilidade: contribuições para um modelo de análise prospectiva dinâmica - o caso dos automóveis em São Paulo
Mots-clés en portugais
análise prospectiva dinâmica
carros
futuro
Planejamento estratégico
sustentabilidade
Resumé en portugais
Por volta de meados desse século, haverá 40 megacidades no mundo, quase o dobro das 21 que temos hoje. Cerca de um quinto delas terão mais de 30 milhões de habitantes na sua região metropolitana. A imensa maioria dessas quatro dezenas de enormes aglomerados urbanos se formará em países emergentes, onde as condições de desenvolvimento humano e urbano são menos propícias que o desejável para receber, num espaço tão curto, o desafio de acomodar tamanho contingente de novos habitantes. Esse crescimento poderá trazer consequências não muito simples de serem dimensionadas. Mas é possível desenvolver cenários que permitam antever algumas dessas consequências, para auxiliar no processo de planejamento dos eventos futuros. Para conseguir atingir o objetivo de elaborar cenários que pudessem ser, além de visões sobre o futuro, ferramentas que permitissem ensaios, testes de hipóteses e novas formulações, a elaboração do modelo aqui descrito contou com recursos que vieram de duas metodologias bastante testadas, casos da Dinâmica de Sistemas e da técnica Delphi. O que se procurou fazer foi vencer, com a junção de partes de cada uma delas, as limitações que cada metodologia tem na sua base original. Da Dinâmica de Sistemas, procurou-se aproveitar da completude da análise da cadeia de fatos intervenientes e relações de causa e efeito, sem adotar integralmente a complexidade da sua estrutura total, muito necessária para a montagem de modelos para estudar determinados problemas, mas demasiadamente ampla para questões que necessitam de uma abordagem menos densa. Da técnica Delphi foi utilizada a sua prática de consultas sequenciais a grupos de especialistas, de modo a dar consistência ao processo de simplificação do conjunto de variáveis gerado, sem, no entanto, perder a possibilidade de simular novos cenários apenas com a alteração dos valores e pesos das variáveis, o que, pela característica da metodologia Delphi, só seria possível numa pesquisa inteiramente nova. O conjunto de cenários aqui descrito permite algumas conclusões importantes tanto sobre São Paulo quanto sobre as projetadas 40 megacidades de 2040. E a diversidade de análises possíveis, o número praticamente ilimitado de cenários que podem ser gerados, e a relativa simplicidade para se elaborar e utilizar o modelo proposto foram objetivos que se quis alcançar nesse trabalho.
Titre en anglais
Economic growth, consumption and sustainability: contributions to a dynamic prospective analysis model - the case of the automobiles in São Paulo
Mots-clés en anglais
cars.
future
prospective dynamic analysis
strategic planning
sustainability
Resumé en anglais
By the middle of this century, there will be 40 megacities in the world, almost twice as the 21 we have today. About a fifth of them will have more than 30 million inhabitants in its metropolitan area. The vast majority of these 40 huge urban centers will be formed in emerging countries, where human and urban development conditions are less favorable than the desirable to receive in such a short space of time, the challenge of accommodating this great contingent of new inhabitants. This growth can bring not very simple consequences to be solved. But it is possible to develop scenarios which shows some of the possible consequences, to support the planning process of future events. To be able to achieve the goal of developing scenarios that could be not only visions of the future but also tools that allow experimenting and the test of hypothesis and new formulations, the preparation of the model described here had features that came from two very well tested methodologies: System Dynamics and Delphi technique. What was sought was to overcome the limitations that each method has its original basis with the joint of some of their parts. From System Dynamics, we took advantage of the analysis completeness of the chain of intervenient facts and cause-effect relationships without fully embrace the complexity of the overall structure, much needed for the assembly of models for studying certain problems, but too wide for questions that require a less dense approach. Delphi technique was used for the practice of sequential consultation with expert groups in order to give consistency to the set of variables on the simplification process generated, without, however, losing the possibility to simulate new scenarios only with the changing values and weights of the variables, which, by the feature of the Delphi methodology, would only be possible in a completely new search. The set of scenarios described here allows some important conclusions about both São Paulo and the projected 40 megacities of 2040. And the diversity of possible analyzes, a virtually unlimited number of scenarios that can be generated, and the relative simplicity to develop and use the proposed model were objectives that were presented on this work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-08-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.