• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-11062012-200639
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Chiavone Pontes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Lage, Beatriz Helena Gelas
Neves, Marcos Fava
Toledo, Geraldo Luciano
Urdan, Flávio Torres
Título en portugués
Marketing experiencial ou o uso da experiência no marketing? Estudo de caso em hotéis 5 estrelas da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Consumo
Hotéis
Marketing
Resumen en portugués
A partir de uma análise sobre o conceito de consumo hedônico, serão estudados os conceitos de Marketing Experiencial, a partir das teorias desenvolvidas por Pine e Gilmore, e também o pensamento de Bernd Schmitt. Com base nisso, verificar-se-á que o conceito de Marketing Experiencial ainda apresenta certa confusão, e é usado em situações bastante diferentes. Comparando os autores principais, e tendo como pano de fundo uma série de estudos sobre a experiência do consumidor, conclui-se que, o que efetivamente é mais importante neste conceito é o uso que se faz das experiências sensoriais como ferramenta de marketing. Com isso, será desenvolvido um estudo de caso múltiplo onde se procura analisar o uso da experiência nos hotéis 5 estrelas da cidade de São Paulo. O resultado mostra que este é um processo que ainda está no início, mas que já apresenta algumas ações interessantes e que devem ser desenvolvidas.
Título en inglés
Experiential marketing or use of experience in marketing? Case study in 5 star hotels in the city of São Paulo
Palabras clave en inglés
Consumption
Hotels
Marketing
Resumen en inglés
From an analysis of the concept of hedonic consumption, we studied the concepts of Experiential Marketing, from the theories developed by Pine and Gilmore, and also the thought of Bernd Schmitt. On this basis, we find that the concept of Experiential Marketing is still very confusing, and is used in quite different situations. Comparing the principal authors, and with the backdrop of a series of studies on the consumer experience, we conclude that, effectively is more important in this concept is the use made of sensory experiences as a marketing tool. With this, we developed a multiple case study where we attempted to evaluate the use of experience in five star hotels of the city of Sao Paulo. The result shows that this is a process that is still in the beginning, but already has some interesting actions and should be developed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-06-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.