• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-11062012-161824
Document
Auteur
Nom complet
Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (Président)
Campanário, Claudia Rosa Acevedo de Abreu
Ghisi, Flávia Angeli
Hilsdorf, Wilson de Castro
Madeira, Adriana Beatriz
Titre en portugais
A relação entre conhecimento ecológico, preocupação ecológica, afeto ecológico, normas subjetivas e o comportamento de compras verdes no setor de cosméticos
Mots-clés en portugais
Comportamento do consumidor
Consumidor verde
Resumé en portugais
Pesquisas em que se procura investigar a relação entre os fatores ambientais e o comportamento dos consumidores são ainda embrionárias no Brasil, o que constitui uma oportunidade para estudos que relacionam o comportamento de compra dos consumidores com as questões ambientais. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi verificar se existe correlação entre os construtos: conhecimento ecológico, afeto ecológico, preocupação ecológica, normas subjetivas e o comportamento de compras verdes. Na busca do alcance dos objetivos propostos, adotou-se uma metodologia caracterizada pela pesquisa exploratória, utilizando-se o método transversal simples no processo de coleta dos dados. Foram adotados no estudo dados secundários, provenientes de artigos, livros, dissertações, teses e internet, além de dados primários, coletados com a aplicação de questionários à população-alvo. Partindo-se de uma amostragem aleatória estratificada, essa população foi constituída pelas mulheres acima dos 18 anos, por representarem consumidoras potenciais de produtos cosméticos. No tratamento dos dados dos 500 questionários validados, contemplouse a utilização do coeficiente Alpha de Cronbach e da técnica multivariada de análise fatorial exploratória. Um modelo de regressão múltipla foi testado para explicar o comportamento de compra de cosméticos ecológicos. Os resultados deixam evidências de que as variáveis Normas Subjetivas (NS), Afeto Ecológico (AE), Preocupação Ecológica (PE) e Conhecimento Ecológico (CE) foram consideradas estatisticamente significantes para explicar as variações em Comportamento de Compra de Cosméticos Ecológicos (CCCE), com um R2 de 0,555. Entre as variáveis demográficas testadas, verificou-se que apenas a faixa etária e a classe social exercem influência moderada sobre a variável dependente. Tais resultados sinalizam similaridade entre os resultados obtidos na mensuração da correlação múltipla entre as variáveis independentes, a variável dependente e aqueles observados na teoria sobre a influência da primeira sobre o comportamento de compra de produtos ambientalmente corretos. Os resultados desta tese oferecem uma compreensão adicional sobre os fatores que afetam o processo de decisão de compra do consumidor. Considera-se, portanto, que este trabalho constitui um avanço no estado da arte das pesquisas sobre a relação entre os fatores ambientais e o comportamento dos consumidores, uma vez que foram investigados aspectos não contemplados em estudos anteriores.
Titre en anglais
The relationship between ecological knowledge, ecological concern, ecological affection and subjective standards of green shopping behavior in the cosmetics industry
Mots-clés en anglais
Consumer's behavior
Ecological affection
Ecological concern
Ecological knowledge
Green consumer
Resumé en anglais
Research which seeks to investigate the relationship between environmental factors and the consumer behavior is still embryonic in Brazil, which is a unique opportunity for those studies that relate the purchasing behavior of consumers to environmental issues. In this perspective, the goal of this research was to ascertain whether there is correlation between the following constructs: ecological knowledge, ecological affection, ecological concern, subjective norms and green purchase behavior. In pursuit of achieving the proposed objectives, a methodology characterized by exploratory search was used, adopting the simple transverse method in data collection process. In the study, secondary data from articles, books, dissertations, theses and the internet were used, in addition to the primary data, collected with the application of questionnaires to the target population. Based on a stratified random sampling, the population was constituted by women over 18 years old, since they represent potential consumers of cosmetic products. Regarding the data processing of 500 validated questionnaires, the use of Cronbach's Coefficient Alpha and multivariate exploratory technique of factor analysis were contemplated. A multiple regression model was tested to explain the behavior of buying ecological cosmetics. The results produce evidence that Subjective Norms (SN), Ecological Affection (EA), Ecological Concern (EC) and Ecological Knowledge (EC) variables were considered statistically significant to explain the variations in Purchase Behavior of Ecological Cosmetics (PBEC), with an R2 of 0.555. Among the demographic variables tested, it was found that only the age and social class exercise moderate influence over the dependent variable. Such results indicate similarity among the results obtained in the measurement of multiple correlations among independent variables, the dependent variable and those observed in theory concerning the influence of the former over the purchasing behavior of environmentally correct products. The results of this thesis offer additional insight about the factors that affect the purchase decision process. Therefore, it is considered that this work is an advance in the state of the art of research about the relationship between environmental factors and the consumer behavior, since aspects not covered in previous studies were investigated.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-06-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.