• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-11032004-123628
Document
Author
Full name
Ademar Orsi
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Fischer, Rosa Maria (President)
Drummond Junior, Aldemir
Fischer, Andre Luiz
Title in Portuguese
Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
Keywords in Portuguese
aquisições
cultura organizacional
estratégia empresarial
fusões
gestão do conhecimento
indicadores
Abstract in Portuguese
A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras, constituem-se na gestão estratégica do conhecimento. A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. Tendo interesse em novos mercados, algumas corporações optam pela incorporação de bases externas de conhecimento, pela aquisição de outras empresas que já passaram pelo processo de aprendizado e dispõem de reconhecimento no mercado. A aparente rapidez da solução esconde, no entanto, problemas típicos de gestão da mudança em fusões e aquisições, ressaltados os aspectos culturais. O sucesso dessas operações é, normalmente, determinado pela perspectiva do mercado, sob a ótica da expectativa de retorno sobre o capital investido. Esta dissertação, ao contrário, identificou os resultados desses processos a partir da percepção dos gestores. Entende-se por resultado, qualquer efeito tangível ou não no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Foram conduzidos dois estudos de caso, envolvendo grandes empresas, uma nacional e uma multinacional, que utilizaram dessa estratégia para a sua inserção no mercado da tecnologia da informação. Algumas das principais contribuições deste estudo incluem: a identificação de um método balanceado em três dimensões para a análise dos resultados desses processos, a identificação de um conjunto de práticas para a incorporação de bases externas de conhecimento e a identificação e discussão dos fatores críticos desses processos.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2004-03-17
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.