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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2002.tde-11032003-125236
Documento
Autor
Nome completo
Fabrizio Giovannini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Kruglianskas, Isak (Presidente)
Custodio, Isaias
Vasconcelos, Flavio Carvalho de
Título em português
As organizações e a complexidade: um estudo dos sistemas de gestão da qualidade.
Palavras-chave em português
sistemas organizacionais
teoria da complexidade
Resumo em português
Realizou-se em estudo de múltiplos casos com o objetivo de entender como determinadas características organizacionais, baseadas em características de sistemas dinâmicos não-lineares eficazes explicadas pela Teoria da Complexidade, guardam algum tipo de relacionamento com a eficácia das organizações que as possuem e desenvolvem. Os focos do trabalho são os Sistemas de Gestão da Qualidade certificados conforme as normas ISO 9001/2. A escolha teve como motivações a possibilidade de maior controle dos efeitos dos fatores ambientais sobre os resultados de pesquisa e a transparência destes sistemas para o pesquisador. Um dos maiores desafios foi desenvolver, na revisão bibliográfica, uma interpretação da Teoria da Complexidade sob a ótica das ciências sociais, em especial da Administração. O referencial teórico consolidado através desta interpretação foi colocado à prova e foram encontrados diversos indícios de que a Teoria da Complexidade pode ser uma explicação coerente da dinâmica dos sistemas organizacionais. Mais importante ainda, não foi encontrada nenhuma evidência clara de que não o seja. Encontrar alguma racionalidade no atual ambiente de negócios é um grande desafio. Por outro lado, para poder decidir e agir, o administrador precisa de um modelo mental que lhe permita se integrar nesta realidade de forma consciente e autônoma. Este trabalho procurou mostrar que a Complexidade pode ser uma alternativa para a compreensão da dinâmica dos sistemas organizacionais e, desta forma, contribuir para a construção deste modelo mental.
Título em inglês
The organizations and complexity: a study of the quality management systems.
Palavras-chave em inglês
complexity theory
organizational systems
Resumo em inglês
A multiple case study was made with the objective of understanding how specific organizational characteristics, based on non-linear dynamic systems characteristics explained by the Complexity Theory, hold any relation with the effectiveness of the organizations that carry and develop these characteristics. The focuses of this work are Quality Management Systems certified by the ISO 9001/2 norms. The motivation of this choice where the possibility of greater control over the effects of environmental factors and the transparency of these systems for the researcher. One of the greater challenges where to develop, at the bibliographical review, an interpretation of the Complexity Theory under the view of the social sciences, especially of Management. The theoretical referee consolidated trough this interpretation was put to test and where found several clues that the Complexity Theory can be a coherent explanation of the dynamic of organizational systems. More important yet, no clear evidence was found that it is not. To find any rationality at the present business environment is a great challenge. However, to be able to decide and to act, the manager needs a mental model that allows him to integrate in this reality in a conscious and autonomous form. This work tried to show that Complexity can be an alternative for the understanding of the dynamics of organizational systems and, consequently, to contribute for the construction of this mental model.
 
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Data de Publicação
2003-06-17
 
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