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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2015.tde-10082015-141546
Documento
Autor
Nome completo
Raphael Donaire Albino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Souza, Cesar Alexandre de (Presidente)
Reinhard, Nicolau
Yonezawa, Wilson Massashiro
Título em português
Uma visão integrada sobre o nível de uso das tecnologias da informação e comunicação em escolas brasileiras
Palavras-chave em português
Análise multivariada
Educação
Escolas
Modelagem de equações estruturais
Tecnologia da informação
Tecnologia da informação e comunicação
Uso das TICs
Resumo em português
No contexto do ensino, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) assume um importante papel em termos de apoio pedagógico com o intuito de auxiliar na melhoria da estrutura básica da educação. O acesso a novas tecnologias traz formas diferentes de aprender e pensar, para professores, alunos e instituições de ensino. A incorporação das tecnologias nas escolas contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa e pedagógica da escola. No Brasil, é possível observar a existência de propostas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação, no entanto, é importante salientar que a ênfase das discussões recai sobre a disponibilidade de hardware e software. Diante da importância de compreender a relação entre a tecnologia e o universo escolar, este estudo tem por objetivo avaliar o nível de uso das TICs em escolas brasileiras. Para isso, foi proposto e construído um índice que permitiu apresentar diferenças quanto ao nível de uso das escolas investigadas à luz da perspectiva regional, administrativa e de desenvolvimento humano municipal. A partir dos resultados apresentados pelas escolas, foi possível também classificá-las em baixo uso, uso moderado, uso elevado e uso muito elevado das TICs. Como segundo enfoque de análise, através de um conjunto de variáveis utilizadas no desenvolvimento do índice, foi demonstrado que uma escola fará um maior uso das tecnologias a partir do momento em que é possível ter uma direção que suporte o uso. Além disso, torna-se importante que a escola oferte uma infraestrutura que traga a maior disponibilidade de computadores para o uso pedagógico possível, bem como ofereça aulas específicas de informática. Por fim, integrar o computador e a Internet às práticas pedagógicas, também demonstrou-se um fator importante para que haja um elevado uso das TICs. A fim de atingir os objetivos desta pesquisa, foram utilizados os microdados da pesquisa TIC Educação, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em sua edição de 2013.
Título em inglês
An integrated view on the level of use of Information and Communication Technologies in Brazilian schools
Palavras-chave em inglês
Education
Information and communication technology
Multivariate analysis
Schools
Structural equation modeling
Use of ICTs
Resumo em inglês
In the context of education, Information and Communication Technology (ICT) plays an important role in educational support in order to help improve the education. Access to new technologies brings different ways of learning and thinking, for teachers, students and educational institutions. The use of ICT in schools contributes to expand access to updated information and, especially, to promote the creation of collaborative learning communities that boost the construction of knowledge, continuing education and an integrated management environment. In Brazil, it is possible to notice the existence of proposals to encourage the use of digital technologies in education, however, it is important to note that the emphasis of the discussion is on the availability of hardware and software in schools. Given the importance in observing the dynamics of the school routine, this study aims at evaluating the level of ICT use in Brazilian schools. Because of that, it was proposed and constructed an index that allowed to differ the levels of ICT use by regional, administrative and municipal human development perspectives. From the results presented by the schools, it was also possible to classify them in low, moderate, high and very high use of ICTs. The next step of analysis demonstrated that a school make greater use of technologies once it is possible to have leaders that support the use. In addition, it is important to school offer a good infrastructure, as well as provide information technology specific classes. Finally, integrating the computer and the Internet to pedagogical practices also proved to be an important factor to elevate the use of ICT on schools. In order to achieve the objectives of this research, was used the micro-data of the 2013 survey ICT Education. The ICT Education survey is conducted annually by the Brazilian Internet Steering Committee (CGI).
 
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Data de Publicação
2015-09-08
 
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